Barcelona: Corrida
Vitória incontestável de Webber.
Largando da poleposition, o australiano só teve sua vitória ameaçada nas primeiras curvas. Resistiu aos ataques de Vettel e logo começou a abrir vantagem. O desempenho de Webber serviu para amenizar algumas críticas sobre seu desempenho até então no ano.
A corrida com certeza não foi emocionante como as três anteriores, mas foi melhor do que o esperado.
Se Webber teve tranquilidade até a linha de chegada, Vettel não pode dizer o mesmo. O alemão não conseguia manter o i de seu companheiro, tendo dificuldades para fugir de Hamilton. Acabou perdendo posição para o inglês no pit-stop, provavelmente em função da regra dos 55 metros.
Na McLaren e Ferrari, vimos seus pilotos nº1 com ritmo semelhante a Vettel, enquanto os outros dois ficaram presos atrás de um revitalizado Schumacher. Massa, diferentemente de Button, não apresentava sinais de que perdia muito atrás do hepta-campeão.
Webber
Pole, dominante na corrida e soube poupar equipamento no fim. Impecável. Nota 10.
Hamilton
Ótimo ritmo durante a corrida, conseguiu acompanhar Vettel por boa parte da prova. Webber realmente estava fora da capacidade de seu carro. O problema que teve no pneu dianteiro esquerdo não aparenta ter sido sua responsabilidade. Nota 9.
Vettel
Não conseguiu manter o ritmo de seu companheiro. Teve dificuldades com o balanceamento de seu carro, problemas com freio faltando 15 voltas, mas levou-o até o fim. Esperava-se mais. Nota 6,5.
Alonso
Com bom ritmo de prova, se manteve próximo o suficiente para aproveitar os problemas de seus adversários. Fez o possível. Nota 9.
Schumacher
Pela primeira vez em 5 corridas, conseguiu terminar à frente de seu companheiro. Mas pela corrida conturbada de Rosberg, fica difícil aferir com precisão seu desempenho. Fica com nota 8,5 coringa.
Button
A perda de posição para Schumacher na largada acabou com suas chances. Não foi capaz de ultrapassar o alemão. Nota 6.
Massa
Lento, não parecia ter chances de acompanhar Button se não fosse pela “ajuda” de Schumacher. A largada, novamente, foi seu ponto forte. Nota 5.
Sutil
Boa corrida de Sutil, conseguindo terminar à frente de Kubica. Terminou apenas 10 segundos atrás de Schumacher. Nada mal para uma Force India. Nota 8.
Kubica
Um pouco abaixo do esperado, mas se olharmos para seu companheiro, ainda foi uma boa corrida. Nota 7.
Barrichello
Depois dos problemas na tomada de tempo, Rubinho conseguiu ganhar 4 posições na largada e foi rápido suficiente para levar sua Williams (que não é uma porcaria) até o 9º posto. Vale uma nota 8.
Alguersuari
A surpresa do ano vinha fazendo uma boa prova até se envolver em confusão. Talvez um pouco alterado por correr em seu país. Nota 6.
Voltei, KBK! A internet do trabalho aqui tava censurando o wordpress, mas consegui voltar aqui para comentar o seu blog.
Concordo com as notas que você deu. E estou me coçando para o GP de Mônaco. Acho que vai ser o mais emocionante… com muitas batidas feias devido à falta de espaço para espremer os carrões junto com as carroças!
Visita lá o meu, tem miniatura do Ayrton!
A GRANDE E MARAVILHOSA FORMULA UM E SEUS 60 ANOS
O lado alegre da F1 são os seus pilotos maravilhosos e suas corridas fantásticas.
Para nós brasileiros cada vitória aparti de 1970, teve uma alegria
especial,Senna, Piquet, Fittipaldi, Rubinho, Massa e o José Carlos Pace
são os pilotos que colocaram o nome do Brasil, no degrau mais alto do podium.
O Brasil já conseguiu 8 títulos mundiais, 9 vices campeonatos.
Nós brasileiros podemos dizer que não somos só o país do futebol, entrou também
o automobilismo no nosso sangue, passamos madrugadas acordados para assistir
essa Formula Um Sessentona e ao mesmo tempo atual.
Vou ficar devendo também, estou com pouquíssimo tempo. Obrigado por lembrar.
KBK,
a nossa querida Formula 1 está fazendo 60 anos e não se falou nenhuma linha sobre esse feito histórico.
Mônaco e a equipe Ferrari, também estão completando 60 primaveras.
KBK,
Não estou de sacanagem, essa é a realidade do BRUNO SENNA na hespanta racing o tempo dele hoje em Mônaco na F1 com os da F2, ele sairia no décimo lugar na F2:
1. Pastor Maldonado Rapax 1m20.476s
2. Sergio Perez Barwa Addax 1m20.917s + 0.441s
3. Christian Vietoris Racing Engineering 1m20.999s + 0.523s
4. Dani Clos Racing Engineering 1m21.272s + 0.796s
5. Davide Valsecchi iSport 1m21.531s + 1.055s
6. Giedo van der Garde Barwa Addax 1m21.540s + 1.064s
7. Jules Bianchi ART 1m22.036s + 1.560s
8. Luiz Razia Rapax 1m22.096s + 1.620s
9. Oliver Turvey iSport 1m22.132s + 1.656s
10. Bruno Senna HRT 1:22.148>>>>>>>>>>>
10. Fabio Leimer Ocean 1m22.164s + 1.688s
Lamentável.
Sabe o motivo da Red Bull ser tão mais rápida? É o silencioso.
Na área do paddock de Barcelona no fim de semana a única explicação para a sua velocidade, os engenheiros estimativam que o silencioso da Red Bull seja a solução para cerca de metade a sua vantagem no desempenho.
Os silenciosos tradicional saem na parte superior traseira da carroçaria, enquanto que os da Red Bull tem os localizados em baixo, ao lado da caixa de velocidades e a estrutura colisões traseiras.
Este é o lugar diferente do tradicional não leva somente os gases de exaustão de ar de alimentação para o difusor duplo , dando downforce extra sugando o carro para a pista, mas, sendo posicionado dessa maneira, ajudam a arrumar o fluxo de ar ao redor das rodas traseiras e fora da parte traseira do carro .
Os pneus traseiros são muito grandes, e são prejudiciais ao fluxo de ar saindo do carro.
Os gases limpam a turbulências nos pneus e motor.
Eu sei que é difícil imaginar, mas é uma parte crucial do que faz o Red Bull tão rápido.
Esse sistema de exaustão foi uma das principais preocupações depois do problema de motor (vela) da Vettel no Bahrain. Questões de sobreaquecimento.
Sem grandes problemas, mais uma boa “manjada” do Newey.
KBK, e a mudança na F1:
Em 2013 as mudanças no motor utilizado pela categoria serão radicais em defesa do meio ambiente: motores de 1.600 cc – turbo – em torno de 600 HP (hoje tem de 750 a 780 HP),e HÍBRIDOS. Ou seja, poderão ser alimentados por combustível, mas terão de ser também elétricos, movidos pelo KERS, que estará de volta à F1 com uma função ainda mais rentável e ecológica. Os carros só entrarão no Pit Lane com os motores no modo elétrico.
Um dos resultados já comprovados: o consumo de combustivel será reduzido à metade do consumo atual.
É a onda “verde” cada vez mais presente na F1!
Acho boas essas mudanças. O retorno dos motores turbo, agora de baixa cilindrada é minha favorita.
E sem F-duct…
Para mim também concordo com um motor 1.6cc e essa da parte híbrida eu também concordo.
Um tipo de motor novo onde todos vão começar do zero é uma boa.
As grandes fabricas poderiam voltar só cedendo os motores.
O combustível poderia ser um metanol ou algo diferente.