Início > Formula1 > Mônaco: Corrida

Mônaco: Corrida

Webber guia seu foguete por entre os guard rails de maneira magistral.

Novamente, Mark Webber domina o fim de semana. Não deu chances a ninguém no treino de classificação no sábado e comprovou no domingo quem é ‘o cara’ – pelo menos nessas duas semanas. Fico receoso, mas não tenho como evitar a segunda nota 10 do australiano em GPs consecutivos.

Vettel, mais uma vez superado veementemente por seu companheiro, conseguiu largar bem e assumiu a segunda posição. Caso conseguisse acompanhar Webber, provavelmente acabaria beneficiado pela equipe nos pit stops e venceria. Não conseguiu. Nota 9 pela largada.

A dobradinha da Red Bull serviu para mostrar que o carro dos Touros Vermelhos não é “apenas aerodinâmica”. Finalmente conseguiram se colocar na liderança dos campeonatos e é capaz de permanecerem lá até o fim.

O terceiro lugar do GP mais charmoso do mundo ficou com o incrível Kubica. O Polonês está “carregando no braço” ou o carro é realmente bom? Acho que esta pergunta ficará sem resposta. O parâmetro de comparação que temos é Petrov, que não servia de parâmetro nem mesmo na GP2. Enquanto o russo segue com performances incosntantes, como já era na GP2, Kubica usa-se da regularidade para estar empatado, pásmen, com Hamilton. Nota 9,5 pro narigudo. Não tivesse perdido posição na largada seria 10.

Felipe Massa fez uma boa corrida. Conseguiu se desvencilhar da má impressão causada nas corridas anteriores. Mas pelo desempanho da Ferrari durante o fim de semana, esperava-se mais no qualifying. Nota 8,5 pelos dois dias.

A McLaren não teve chance no circuito de baixa velocidade montado nas ruas do principado. Lewis Hamilton pouco apareceu nesse fim de semana. Destaque para a resposta pouco educada, pelo rádio, quando avisado sobre o aquecimento de seus freios. A fama de moleque esquentadinho permanece. Nota 7.

Atrás de Hamilton, Don Fernando Alonso de las Astúrias conseguiu ótima recuperação depois de largar em 24º. Se beneficiou da primeira entrada do safety car para realizar a troca de pneus obrigatória e seguiu agressivamente para cima das equipes estreantes. Fez o possível, nota 9 pela corrida e 7 pelo fim de semana. Poderia vencer.

Nico Rosberg talvez tenha sido o “maior perdedor” do fim de semana. Sábado, foi o mais rápido no Q2. Mas teve problemas com tráfego no Q3 e acabou piorando o seu tempo. O meu “chutômetro” marcou 2ª posição no grid para ele. Mas o “azar” continuou na corrida, largando no lado sujo, perdeu posição para Schumacher e ficou restringido ao rítmo do hepta. Prova da velocidade veio quando Schummy fez seu pit stop, quando Nico ficou com pista livre e começou a andar mais rápido até mesmo que Webber. Foram poucas voltas com pista livre, pois Webber fez seu pit stop e voltou logo à frente de Rosberg. Nota 8 pelo que mostrou. O “chutômetro” marca um 9,5 fictício.

Na seqüência, as duas Force India, Sutil e Liuzzi. Notas 8 e 7 respectivamente.

Marcando 1 ponto pela punição a Schumacher (más impressões monegascas) Buemi superou Alguersuari. Algo entre 8 e 6 pra eles.

Em último, Michael Schumacher, que terminaria em 7º não fosse punido pela ultrapassagem irregular sobre Alonso na última curva. Nada a destacar sobre a corrida do alemão a não ser a boa largada. Nota 7. Equipe deveria ter avisado para não ultrapassar.

O campeonato

A pontuação está mais equilibrada que nunca (em termos percentuais). Mas ao contrário do cenário das 3 corridas anteriores, agora “os favoritos” estão na frente. Resumindo, já assumiram a ponta e agora devem abrir.

A ultrapassagem de Schumacher

Schumacher tentou se aproveitar de um possível descuido de Alonso e se utilizar da nova regra sobre re-largadas, que possibilita ultrapassagem antes de cruzar a linha. O problema é que se tratava de um caso especial. O safety car só entrou no box para não cruzar a linha de chagada na frente do vencedor. Esta situação está bem descrita no regulamento.

40.13 If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.

40.13 Se a corrida termina enquanto o safety car está na pista, ele (safety car) entrará no pit lane no final da última volta e os carros receberão a bandeira quadriculada normalmente, sem ultrapassar.

Schumacher ao ver as bandeiras verdes serem agitadas pensou que podia ultrapassar. Faltou o aviso da equipe.

A punição foi feita pela adição de 20 segundos ao tempo total do alemão. Isso acontece pelo fato de a violação ter acontecido nas 5 últimas voltas.

Pos No Piloto Equipe Voltas Tempo/Ret Grid
1 6 Mark Webber RBR-Renault 78 1:50:13.355 1
2 5 Sebastian Vettel RBR-Renault 78 +0.4 secs 3
3 11 Robert Kubica Renault 78 +1.6 secs 2
4 7 Felipe Massa Ferrari 78 +2.6 secs 4
5 2 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 78 +4.3 secs 5
6 8 Fernando Alonso Ferrari 78 +6.3 secs 24
7 4 Nico Rosberg Mercedes GP 78 +6.6 secs 6
8 14 Adrian Sutil Force India 78 +6.9 secs 12
9 15 Vitantonio Liuzzi Force India 78 +7.3 secs 10
10 16 Sebastien Buemi STR-Ferrari 78 +8.1 secs 13
11 17 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 78 +9.1 secs 17
12 3 M. Schumacher Mercedes GP 78 +25.7 secs 7
13 12 Vitaly Petrov Renault 73 Retirou-se 14
14 20 Karun Chandhok HRT-Cosworth 70 Acidente 23
15 18 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 70 Acidente 19
Ret 19 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 58 Direção 18
Ret 21 Bruno Senna HRT-Cosworth 58 Hidráulico 22
Ret 9 R. Barrichello Williams-Cosworth 30 Acidente 9
Ret 23 Kamui Kobayashi BMW Sauber 26 Cãmbio 16
Ret 25 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 25 Problema roda 21
Ret 24 Timo Glock Virgin-Cosworth 22 Suspensão 20
Ret 22 Pedro de la Rosa BMW Sauber 21 Hidráulico 15
Ret 1 Jenson Button McLaren-Mercedes 2 Motor 8
Ret 10 Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 0 Acidente 11

Mundial de Pilotos

01 Mark Webber 78
02 Sebastian Vettel 78
03 Fernando Alonso 75
04 Jenson Button 70
05 Felipe Massa 61
06 Robert Kubica 59
07 Lewis Hamilton 59
08 Nico Rosberg 56
09 Michael Schumacher 22
10 Adrian Sutil 20

Mundial de Construtores

01 RBR-Renault 156
02 Ferrari 136
03 McLaren-Mercedes 129
04 Mercedes GP 78
05 Renault 65
06 Force India-Mercedes 30
07 Williams-Cosworth 8
08 STR-Ferrari 4
09 BMW Sauber-Ferrari 0
10 Lotus-Cosworth 0

Está achando a F1 muito séria? Então dá uma olhada nos sites Porra F1! e WTF1 aqui na direita, no Blogroll. —>

Categorias:Formula1
  1. 17/05/2010 às 2:02

    não tava sabendo que schumi tinha sido punido!! foi uma bela ultrapassada!!!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s