Início > MotoGP > Qatar: Corrida

Qatar: Corrida

Stoner vence, mas Lorenzo imPressiona

Ao contrário do que todos os treinos anteriores davam a entender, a corrida não foi fácil para os pilotos da Honda HRC. Stoner conseguiu vencer, mas depois de sofrer um pouco nas mãos de Pedrosa e Lorenzo, que conseguiram liderar algumas voltas.

Jorge Lorenzo, partindo do 3º lugar, logo ultrapassou Stoner. Ainda na primeira volta, o piloto da Yamaha conseguiu superar Pedrosa, para espanto geral dos “especialistas”. Contudo, a diferença de equipamento era visível não demorou muito para que ambos pilotos da Honda ultrapassagem a solitária Yamaha de Lorenzo. A principal surpresa do dia foi que Pedrosa e Stoner não conseguiram demonstrar a mesma superioridade vista  nos treinos, tendo a Yamaha #1 como sombra por toda prova.

Dani Pedrosa sofreu com problema no braço, o que elevou o nível de dificuldade na pilotagem, como ficou aparente nas diversas vezes em que a moto #26 balançou.

Duelo Stoner Vs. Pedrosa

A disputa entre os dois pilotos da HRC foi interessante pela situação que gerou. Pedrosa era mais rápido em retas e Stoner nas curvas. Restava então ao australiano tentar ultrapassar nos trechos mais sinuosos, o que acrescenta uma boa dose de risco na manobra por não ser “esperada” pelo piloto da frente. Essa situação se repetiu com Lorenzo, mas creio que foi muito mais delicada para Stoner, pois como estreante na equipe, causar um acidente com seu companheiro era a última que ele queria neste ponto.

A disputa interna pode se estender por toda temporada e nós só temos a ganhar com isso.

Oficial Vs. Satélite

Alguns duelos interessantes ocorreram nesta primeira prova e podem ser recorrentes ao longo da temporada.

Com ótimo desempenho, Marco Simoncelli, da Honda Gresini, disputou a 4ª posição com Dovizioso, da Honda HRC, ao longo de toda a corrida. Ultrapassou seu conterrâneo a poucas voltas do fim, mas acabou por perder a posição.

Pelo demonstrado até hoje, Dovizioso provavelmente não conseguirá acompanhar Pedrosa e Stoner, tornando difícil uma renovação de contrato com a equipe oficial da Honda. Caso planeje continuar com 3 pilotos, a HRC pode contar com os serviços de Simoncelli para 2012.

Na Ducati também há disputa desse gênero, porém, sem risco de perder o assento, pelo menos no caso do Valentino. Hector Barberá, da Aspar Ducati, foi mais rápido que as duas motos da equipe oficial nos treinos e ensaiou uma disputa com Rossi na corrida. Acabou por perder rendimento na segunda metade da corrida, sendo ultrapassado até por Hayden, que não demonstrou bom ritmo todo fim de semana.

Estreantes em suas equipes

Considerando o equipamento até então inferior, Valentino Rossi fez uma ótima corrida. Largou bem e de forma ousada, conseguiu sustentar bom ritmo de prova e cruzou a linha atrás somente de Hondas e das Yamahas oficiais.

Ben Spies não decepcionou, mas seu desempenho foi eclipsado pela excelente prova de Lorenzo. Demonstrou que tem condições de estar em uma equipe oficial e a diferença em relação a seu companheiro tende a diminuir ao curso da temporada.

Cal Crutchlow estréia não somente em sua equipe, como também no mundial de motovelocidade. Não foi um fim de semana fácil para o britânico, que teve que suportar a dor de um dedo “esmagado” por 2 dias. Conseguiu uma boa volta lançada no sábado, mas aguentar toda a corrida foi realmente difícil.

Resultado completo

Stefan Bradl domina na Moto2

Não foi difícil a corrida para o alemão Stefan Bradl. Largando da poleposition, o jovem desapareceu na frente do resto do pelotão. Por outro lado, a segunda posição foi muito disputada. Luthi, Cluzel, Takahashi e Iannone se alternaram até que Iannone  conseguiu certa vantagem faltando 2 voltas. O italiano que largara em 16º fez ótima corrida de recuperação, relembrando porque disputou o título na temporada anterior.

Único tido como capaz der acompanhar Bradl, Marc Marquez não conseguiu terminar a corrida, indo ao chão na 4ª volta, quando tentava voltar para frente do pelotão. Não foi uma boa estréia para o jovem talento. Mas é aceitável para um garoto de 17 anos.

Resultado completo

“Sunday ride” for Terol

Agora sem as companhias incômodas de Marquez, Espargaró e Smith, Nico Terol não teve adversários durante o fim de semana inteiro. Nem mesmo os experientes Sergio Gadea e Sandro Cortese foram capazes de incomodar. A disputa novamente foi pela segunda posição, em um pelotão contendo Vazquez, Folger, Gadea e Cortese, melhor para os mais experientes.

Resultado completo

Categorias:MotoGP
  1. Felix
    20/03/2011 às 22:02

    Penso que se o Lorenzo tivesse percebido que o equipamento da Honda não era tão superior ao da Yamaha, ele poderia fazer uma frente para Stoner.

    Será que o Valentino 100% fisicamente, poderia tirar mais da moto?

    Vejo tantas reclamações para a mudança de motores na F1 de 2013 e eu não vejo a hora da mudança de motores da Moto GP 2012, penso que ninguém pode ficar satisfeito que uma MotoGP tenha só três marcas de motores, em um mundo com tantos fabricantes de motos.

    • KBK
      20/03/2011 às 22:19

      Concordo. Só não sei quanto ao Lorenzo. O Spies não estava tendo uma corrida fácil e pelo jeito como Lorenzo vibrou depois da corrida, acho que ele deu tudo.

      • Felix
        21/03/2011 às 23:04

        KBK, Stoner passou o Lorenzo e não conseguiu se distanciar, penso que o Lorenzo com o tempo que o australiano fez no treino, imaginou que a Honda tinha bem mais equipamento, quando percebeu que o bicho não era tão feio, já era tarde, penso que faltou um pouquinho mais de experiência para perceber mais cedo ou aquela gana para disputar a posição no inicio da corrida.

      • KBK
        23/03/2011 às 23:51

        Acho que só saberemos disso na próxima corrida.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s