Início > MotoGP > [MotoGP] Montegi: Corrida

[MotoGP] Montegi: Corrida

Stoner vence a segunda

Depois de enfrentar dificuldades no começo da temporada, com uma melhora na metade, Casey Stoner consegue a segunda vitória do ano para a Ducati, de forma consecutiva.

Ao largar em terceiro, Stoner passou Rossi antes da primeira curva e Dovizioso na saída da mesma. Já em primeiro, o australiano tratou de abrir vantagem, sua estratégia preferida. Não foi fácil, pois atrás dele, Dovizioso fazia sua melhor prova do ano. O italiano da Honda, correndo “em casa”, conseguiu acompanhar Stoner até metade da prova, mantendo-se a menos de 1 segundo. Mas à medida que os pneus desgastavam-se, percebeu que não conseguiria vencer.

O desgaste do pneu foi um dos fatores do duelo pelo 3º lugar, e que duelo.

Terceira Guerra Mundial

Quem viu aquele duelo, que se intensificou faltando 2 voltas para o fim, deve ter gostado da disputa. Mas quem sabe a situação entre os pilotos da Yamaha, percebeu que aquilo mais parecia a 3ª Guerra Mundial. Na ocorrência de uma queda, creio que este título não seria tão equivocado.

Enquanto Valentino estava com pneu Duro na frente e Médio atrás, Lorenzo optou por usar Duro na dianteira e traseira. Essa escolha intensifica a estratégia de não perder rendimento no final da corrida, diferentemente da opção de Rossi.

Aqui em tamanho maior.

Ainda com dificuldades físicas, Valentino Rossi provou mais uma vez porque é chamado de lenda viva. Retomando sua posição e defendendo no fim, finalmente pudemos ver o verdadeiro Valentino em 2010. Com certeza a história do campeonato seria diferente se ele não tivesse sofrido o acidente.

Justiça seja feita, Lorenzo mostrou combatividade até o fim. Sua ultrapassagem na última volta foi perfeita. Infelizmente, a habilidade de Rossi em freadas é assombrosa. Quando ao campeonato, fez uma primeira metade fantástica, semelhante a Button em 2009 na F1.

As decepções

Nesta corrida, ficou evidente a diferença entre as motos oficiais e as satélites, o 5º colocado Colin Edwards terminou a 18 segundos do 4º, Jorge Lorenzo. Nesta situação, é difícil aceitar o desempenho de Nick Hayden, que terminou em 12º enquanto Stoner vencia a prova. Desde os treinos o estadiunidense não conseguiu o mesmo ritmo que seu companheiro.

Coincidentemente, outro piloto vindo dos Estados Unidos também teve desempenho abaixo do esperado. Ben Spies, que tem um atenuante por não conhecer o circuito, não conseguiu acompanhar o veterano Colin Edwards.

No final das contas, gostei da corrida. Velho Valentino e velho Stoner de volta. Uma pena a ausência de Pedrosa.

Categorias:MotoGP
  1. FORMULA 1
    10/10/2010 às 19:00

    VITÓRIA DE VETTEL NO JAPÃO

    1)Sebastian VETTEL
    2)Mark WEBBER
    3)Fernando ALONSO
    4)Jenson BUTTON
    5)Lewis HAMILTON
    6)Michael SCHUMACHER
    7)Kamui KOBAYASHI
    8)Nick HEIDFELD
    9)Rubens BARRICHELLO
    10)Sebastien BUEMI
    11)Jaime ALGUERSUARI
    12)Heikki KOVALAINEN
    13)Jarno TRULLI
    14)Timo GLOCK
    15)Bruno SENNA
    16)Sakon YAMAMOTO

  2. Felix
    10/10/2010 às 6:11

    VALENTINO ROSSI VOLTA A VENCER E JORGE LORENZO É O CAMPEÃO DE 2010

    CLASSIFICAÇÃO FINAL:
    1°. Valentino Rossi,ITA/Yamaha, 41min03s448
    2°. Andrea Dovizioso,ITA/ Honda, + 0s224
    3°. Jorge Lorenzo,ESP/ Yamaha, + 6s035
    4°. Ben Spies,EUA/Tech 3 Yamaha, + 13s676
    5°. Alvaro Bautista,ESP/Suzuki, + 15s402
    6°. Nicky Hayden,EUA/Ducati, + 18s826
    7°. Hiroshi Aoyama,JAP/Interwetten Honda,
    8°. Marco Simoncelli,ITA/Gresini Honda
    9°. Marco Melandri,ITA/Gresini Honda
    10°. Randy de Punie,FRA/LCR Honda
    11°. Hector Barberá,ESP/Aspar
    12°. Mika Kallio,FIN/Pramac Ducati

    • Valentino Rossi
      10/10/2010 às 18:44

      OS CAMPEÕES DA MOTOGP
      ANO…..CAMPEÃO……….MARCA DA MOTO
      2010 Jorge Lorenzo…..Yamaha
      2009 Valentino Rossi…Yamaha
      2008 Valentino Rossi…Yamaha
      2007 Casey Stoner……Ducati
      2006 Nicky Hayden……Honda
      2005 Valentino Rossi…Yamaha
      2004 Valentino Rossi…Yamaha
      2003 Valentino Rossi…Honda
      2002 Valentino Rossi…Honda
      2001 Valentino Rossi…Honda
      2000 Kenny Roberts Jr..Suzuki
      1999 Alex Criville…..Honda
      1998 Mick Doohan…….Honda
      1997 Mick Doohan…….Honda
      1996 Mick Doohan…….Honda
      1995 Mick Doohan…….Honda
      1994 Mick Doohan…….Honda
      1993 Kevin Schwantz….Suzuki
      1992 Wayne Rainey……Yamaha
      1991 Wayne Rainey……Yamaha
      1990 Wayne Rainey……Yamaha
      1989 Eddie Lawson……Honda
      1988 Eddie Lawson……Yamaha
      1987 Wayne Gardner…..Honda
      1986 Eddie Lawson……Yamaha
      1985 Freddie Spencer…Honda
      1984 Eddie Lawson……Yamaha
      1983 Freddie Spencer…Honda
      1982 Franco Uncini…..Suzuki
      1981 Marco Lucchinelli.Suzuki
      1980 Kenny Roberts…..Yamaha
      1979 Kenny Roberts…..Yamaha
      1978 Kenny Roberts…..Yamaha
      1977 Barry Sheene……Suzuki
      1976 Barry Sheene……Suzuki
      1975 Giacomo Agostini..Yamaha
      1974 Phil Read………MV Agusta
      1973 Phil Read………MV Agusta
      1972 Giacomo Agostini..MV Agusta
      1971 Giacomo Agostini..MV Agusta
      1970 Giacomo Agostini..MV Agusta
      1969 Giacomo Agostini..MV Agusta
      1968 Giacomo Agostini..MV Agusta
      1967 Giacomo Agostini..MV Agusta
      1966 Giacomo Agostini..MV Agusta
      1965 Mike Hailwood…..MV Agusta
      1964 Mike Hailwood…..MV Agusta
      1963 Mike Hailwood…..MV Agusta
      1962 Mike Hailwood…..MV Agusta
      1961 Gary Hocking……MV Agusta
      1960 John Surtees……MV Agusta
      1959 John Surtees……MV Agusta
      1958 John Surtees……MV Agusta
      1957 Libero Liberatti..Gilera
      1956 John Surtees……MV Agusta
      1955 Geoff Duke……..Gilera
      1954 Geoff Duke……..Gilera
      1953 Geoff Duke……..Gilera
      1952 Umberto Masetti…Gilera
      1951 Geoff Duke……..Norton
      1950 Umberto Masetti…Gilera
      1949 Leslie Graham…..AJS Porcupine

  3. MOTOGP/MALÁSIA
    09/10/2010 às 12:58

    MALÁSIA, CLASSIFICAÇÃO DE LARGADA, Domingo às 05:00 horas da manhã:
    1)Jorge LORENZO, Yamaha, ESP, 2:01.537
    2)Nicky HAYDEN, Ducati, AUS, +0.100
    3)Andrea DOVIZIOSO, Honda, ITA, +0.292
    4)Ben SPIES, Yamaha Tech 3, ING, +0.456
    5)Casey STONER, Ducati, AUS, +0.486
    6)Valentino ROSSI, Yamaha, ITA, +0.493
    7)Colin EDWARDS, Yamaha Tech 3, EUA, +0.560
    8)Álvaro BAUTISTA, Suzuki, ESP, +0.857
    9)Loris CAPIROSSI, Suzuki, ITA, +0.985
    10)Marco MELANDRI, Gresini Honda, ITA, +1.087
    11)Marco SIMONCELLI, Gresini Honda, ITA, +1.153
    12)Aleix ESPARGARÓ, Pramac Ducati, ESP, +1.186
    13)Randy DE PUNIET, LCR Honda, FRA, +1.238
    14)Hiroshi AOYAMA, Interwetten Honda, JAP, +1.241
    15)Hector BARBERÁ, Aspar Honda, ESP, +1.391
    16)Mika KALLIO, Pramac Ducati, FIN, +2.630

    • MOTOGP
      09/10/2010 às 13:04

      Jorge Lorenzo, mostrou que não quer seu título sem méritos, a briga pela pole mostra que Lorenzo está arriscando tudo, pois a disputa na pista é mais importante que um campeonato burocrático, vamos para a corrida amanhã com a certeza que Jorge vai lutar muito por essa vitória.
      Vamos acompanhar a corrida, onde quase todos os pilotos gostam dessa pista, principalmente ver se o piloto italiano Dovizioso e sua moto Honda, consegue superar Jorge Lorenzo, ele que representa o suposto lugar de Dani Pedrosa e a Honda.(Felix)

      Lorenzo:
      “Eu realmente queria lutar pela pole-position, e forcei ao máximo por esta pole, porque sei que vai ser difícil lutar pela vitória, o momento está chegando, este momento é muito importante para minha carreira.”
      “Nós ainda temos alguns problemas com a moto que ainda não resolvemos, mas, de qualquer forma, fizemos uma volta muito boa com o que tínhamos e partiremos da melhor posição amanhã”.

      Nicky Hayden:
      “Isso é um pouco surpreendente, não esperava estar na primeira fila hoje. Só perdi a pole por um décimo, mas ninguém está decepcionado, estamos muito contentes, obviamente, a volta foi boa, não acredito que poderia ter conseguido nada mais de mim ou da Ducati.”
      “No geral, temos feito um bom trabalho hoje. Ontem tivemos alguns problemas, mas voltamos a usar uma configuração que funcionou nos testes da pré-temporada. Não consegui um tempo excepcional, mas disse para não fazerem muitas mudanças na moto, porque me sentia à vontade e sabia que poderia melhorá-la simplesmente a pilotando”.

      Andrea Dovizioso:
      “É sempre importante classificar bem, o nível dos pilotos e das motocicletas na MotoGP é muito alto. Mas é importante termos alcançado a primeira fila, porque isso significa que temos feito um bom trabalho, estou muito feliz com o trabalho da equipe. Temos melhorado muito desde o Japão até aqui, apenas com o acerto. Estou feliz porque é sempre bom quando você encontra o caminho. Será uma corrida difícil, mas vai ser bom”.

  4. FORMULA 1
    06/10/2010 às 19:04

    O finlandês Valtteri Bottas, piloto de testes da Williams:
    “Rubens Barrichello, ainda é um piloto muito rápido, Rubens, tem sido muito eficiente para a equipe Williams e é verdade dizer que toda a parte do desenvolvimento do carro se deve praticamente a ele, não sei como um piloto desse pode não ter sido campeão ainda”.

    • KBK
      08/10/2010 às 15:40

      É impressionante a moral que o Rubinho tem na Williams. Mas acho improvável ele ter um carro campeão até o final de sua carreira. É uma pena os problemas que teve no começo de 2009.

  5. FORMULA 1
    06/10/2010 às 18:53

    Klien:
    “Coloquei uma diferença de oito segundos para Bruno, e estava muito contente com meu desempenho em comparação ao meu companheiro de equipe, que conhece o carro desde o início do campeonato, mas essa foi uma corrida complicada, pois o carro estava muito difícil de pilotar, o carro não tinha muita força aerodinâmica, estávamos longe tanto da Lotus quanto da Virgin, era mais tentar manter o carro na pista, na verdade, foi um muito decepcionante, mas o final de semana inteiro no carro ajudou-me para mostrar o meu melhor desempenho e para eu ter uma chance melhor no próximo ano”.

  6. Valentino Rossi
    06/10/2010 às 9:13

    Felipe Masa:
    “Com certeza, não sou o segundo Rubens Barrichello da Ferrari, e se isso acontecer, eu paro de correr. Não vou para uma corrida tendo como objetivo brigar pela segunda posição, Alonso é muito bom, definitivamente, mas não é melhor que os outros com quem já corri. Eu que não estou tão bem como de costume.”

    “Ainda estou com problemas nos pneus e, para meu estilo, até os pneus macios estão duros. Estou certo de que muitos outros pilotos estão enfrentando o mesmo problema. É ridículo pensar que Michael Schumacher esqueceu como é pilotar.”

    “Permanecer à frente dos outros pilotos, mas atrás de Fernando, assim posso tirar pontos dos rivais, é positivo para Fernando e é o que tentarei fazer”.

    • Valentino Rossi
      06/10/2010 às 12:08

      Montezemolo:
      “Felipe é e sempre será um piloto número 1 da Ferrari, espero performances de um primeiro piloto para Massa nas próximas quatro corridas, com diferentes pneus, no próximo ano… Felipe Massa, será crucial para trazer vitórias no ano que vem e tirar pontos importantes dos rivais neste campeonato”.

      • Felix
        06/10/2010 às 12:27

        Lamentável meu caro Felipe Massa, você fez muito pior, ao aceitar dar de presente a vitória para o Fernando Alonso.
        Tenho certeza que o acidente abalou sua cabeça e você não consegue ver quem o único primeiro piloto da Ferrari, pode ser que no próximo ano, você consiga sua melhor qualidade que era a velocidade na classificação, pois hoje você é meio segundo mais lento que o primeiro piloto da Ferrari.
        Não é em entrevistas e sim nas pistas que um piloto se torna “o primeiro” em qualquer equipe.

    • FORMULA 1
      07/10/2010 às 6:13

      Rubens Barrichello:

      “A verdade é que eu ouvi muitos comentários, falei com o Felipe Massa, que disse que não falou nada daquilo, que saiu fora do contexto, então para mim é caso encerrado. Tenho certeza de que ele não falaria isso de ‘mão beijada’.”

      “Essa etapa em Suzuka é uma corrida muito esperada, a pista está entre as ‘top 3’ na visão de praticamente todos os pilotos, quando você chega aqui e vê esse tipo de set up, você engata a primeira para sair para a pista é uma sensação única.”

      “Acho que estamos em uma pista onde as pessoas falam que divide meninos de homens, não tem uma curva de relaxo, tem que andar no limite o tempo inteiro.”

      “No começo do ano tínhamos falado que Cingapura seria o último passo em termos de melhora no carro, porque a partir daí nós nos concentraríamos no carro do ano que vem, mas para cá temos uma evolução. Pequena, mas é uma evolução que talvez nos dê um décimo, que é sempre uma coisa muito útil.”

      “O objetivo é mais uma vez classificar entre os dez e ficar nos pontos. Adoraria pensar que a gente tem chances nessas quatro últimas provas de chegar ao pódio. Acho que isso seria um sonho, mas tendo o pé no chão eu quero mesmo é lutar pelos pontos e tentarmos passar a Force India no campeonato”.

  7. Felix
    05/10/2010 às 6:49

    “Lorenzo não exigiu uma punição para o Valentino, mas ele se queixou e equipe decidiu que não quer, em nenhum momento da temporada, ver os seus pilotos lutando entre si de maneira tão agressiva, principalmente com dois títulos em jogo. Meu coração estava aos pulos durante a corrida”, admitiu Jarvis diretor da Yamaha.

    O dirigente disse ainda que o chefe de equipe da Yamaha, Massao Furusawa, vai conversar com o italiano sobre o assunto. “Nós não damos ordens de equipe na Yamaha, mas queremos brigas com respeito recíproco. Valentino Rossi sabe que Jorge Lorenzo não ganhou o título ainda, e que nós nos preocupamos muito.”

    Essa decisão da Yamaha veio depois das reclamações de Lorenzo por conta da forma como Rossi defendeu o terceiro lugar na corrida em Motegi. Nas voltas finais, os pilotos chegaram a se tocar, correndo lado a lado por algumas curvas. No fim, Rossi levou a melhor, garantindo o posto no último giro da prova.

    Jorge Lorenzo:
    “Valentino realmente não fez movimentos dignos de uma punição, caso contrário, os comissários teriam interferido, mas Rossi estava realmente no limite, Rossi me passava toda hora. É o tipo de comportamento que Valentino já demonstrou no passado com Gibernau e Stoner. Agora foi a minha vez, mas eu não sou como Rossi. Devemos lutar lado a lado novamente com o título já garantido, e eu vou fazer as coisas da minha maneira.”

    Rossi, por sua vez, admitiu que ficou surpreso com as críticas de Lorenzo, já que o espanhol estava tranquilo no fim da corrida e depois mudou de ideia. “Lorenzo tinha dito que queria disputar uma corrida até a última volta comigo. Isso é correr comigo até a última volta. Ultrapassamos um ao outro muitas vezes e até nos tocamos. Foi bom, especialmente para mim, já que terminei à frente dele, Jorge e eu estávamos muito parelhos e em alguns momentos tivemos até de recuar, já que não havia espaço para duas motos. Parabéns a ele por ser agressivo e determinado. Mas as melhores jogadas na última curva são pela vitória, não pelo terceiro lugar, quem estar disputando o título é ele”, encerrou Valentino.

    • Felix
      05/10/2010 às 6:59

      É incrível como a Yamaha e Lorenzo, estão reclamando do Valentino, realmente quem deveria ter recuado de uma disputa tão séria era o Jorge, pois tinha tudo para perder, e na pista levou algumas ultrapassagens que não pode manchar seu título, como o grande piloto da nova geração, parece que no ano que vem, Spies vai ser outro companheiro difícil.

    • KBK
      06/10/2010 às 0:40

      A Yamaha era claramente a melhor moto no começo do ano, na primeira metade até. Agora já vemos a Honda há algumas corridas na frente deles, e a Ducati a 2 corridas.
      Para mim, essa queda de rendimento tem a ver com o acidente do Valentino e sua transferência para Ducati. O italiano já não se importa com o desenvolvimento da Yamaha e quem sofre mais com isso é o jovem Lorenzo.
      O piloto espanhol tenta imitar Valentino em muitos sentidos, mas em determinados campos ele não tem condições.

  8. Felix
    05/10/2010 às 6:34

    KBK, penso que os dirigentes da categoria, devem analisar muito sobre essa diferença de equipes oficiais e as satélites pois a muito tempo não vemos nenhum piloto das equipes satélites, lutando por vitórias, também a pequena quantidades de motos no grid de largadas e a ridícula quantidade de fabricantes de motos no campeonato, já li que a BMW deve estar no grid em 2012, mas mesmo assim é muito pouco, espero que o novo regulamento que vai mudar muitas coisas para 2012,seja suficiente para motivar os outros fabricantes.

    • KBK
      05/10/2010 às 23:57

      Creio que seja uma simples questão financeira. Como o capital das equipes oficiais é muito maior, fica difícil para as satélites competir no mesmo nível. É verdade a restrição sobre o desenvolvimento que é imposto às satélites, mas se não me engano, a Honda já liberou qualquer tipo de alteração.

      • Felix
        06/10/2010 às 12:31

        KBK, é simples para a federação de Motociclísmo equilibrar a disputa, eu que sou leigo consigo imaginar varias regras para limitar essa diferença.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s