Início > Formula1 > Spa-Francorchamps: Fim de semana

Spa-Francorchamps: Fim de semana

Neste mítico circuito belga, situado entre as cidadelas Spa e Francorchamps, o circo se apronta para dar espetáculo aos torcedores.

Eu aponto como destaque deste circuito, a curva Eau Rouge (uma bela subida na verdade, Safety Car reduz marcha). A primeira perna da curva, para a direita é bastante simples. Mas quando o piloto começa a subir, não enxerga a segunda perna, à esquerda.

Como os carros de hoje apresentam níveis elevados de downforce, é possível fazer esta seqüência “de pé embaixo”. Para isso, é preciso acertar a segunda perna, o que não é tão difícil, mas exige prática.

O “problema” é que a primeira vez (no dia da corrida) que os pilotos vão passar por ali em velocidade de prova já é na corrida, na primeira volta.

A minha aposta é que teremos algumas ultrapassagens ali, pelo menos na primeira volta. Saindo bem na La Source, qualquer pequeno erro na Eau Rouge vai proporcionar aproximação na reta Kemmel e uma finalização na Les Combes, senão antes.

Aperitivo, Kimi Raikkonen.

Sobre Fisichella em 2009

Sobre Massa em 2008

Sobre Hamilton 2008

Logo antes da Eau Rouge, por baixo da pista, corre um riacho estreito, de água avermelhada. Dai o nome “Água vermelha”.

Categorias:Formula1
  1. Felix
    27/08/2010 às 10:51

    A equipe Sauber, passa a respirar melhor com o novo patrocinador que é uma bebida energética Mad Croc.
    A Formula Um ganhou mais uma marca de bebidas energéticas.
    O logo da marca é um crocodilo.
    Peter Sauber:
    “Estamos satisfeitos com o acordo firmado para o restantes de 2010”.

    • Marco
      27/08/2010 às 18:11

      Com esse novo patrocinador , vamos ver se a competitividade melhore para chegar mais perto dos times da frente .

    • KBK
      27/08/2010 às 21:21

      São os energéticos tomando conta do esporte motor mundial.

      • Felix
        27/08/2010 às 22:12

        Será que vamos ver um Jacaré disputando o primeiro lugar com um touro?
        A Sauber parece que está indo no caminho certo.

  2. Felix
    27/08/2010 às 8:59

    Fernando Alonso, confirma:
    “Nenhum piloto nesse campeonato tem as chances que eu tenho para levar esse título, tenho 50% de chances de vencer o campeonato os outros 50% são dos outros pilotos melhoramos o carro e agora temos um pacote muito competitivo.”
    “Tenho certeza que o campeonato será decidido nessas próximas corridas, eu vou precisar tomar decisões na hora e momento certos”.

    • Marco
      27/08/2010 às 18:04

      Acredito sim ! E nessa corrida é um dos grande favotitos com a sua Ferrari já que muitas equipes , estão admitindo dificuldades , apesar de não acreditar em tais elegações .

  3. Felix
    26/08/2010 às 8:52

    Rubens Barrichello:
    “É um final de semana especial, principalmente porque chego aos 300 no meu momento mais competitivo, é um grande privilégio, temos que manter o foco no desenvolvimento do carro e buscarmos é estar na Q3 e ter chance de brigar por pontos, Spa é um circuito fantástico, quero ver como será fazer a Eau Rouge de tanque cheio e pé cravado no acelerador”.
    Rubens usará capacete com uma pintura especial:
    “É uma surpresa, mas posso adiantar que será um agradecimento”.

    Serão vendidas 30 réplicas do capacete no site oficial http://www.barrichello.com.br com 100% da renda revertida para o Instituto Barrichello Kanaan, o IBK, que hoje ajuda 800 crianças semanalmente e 60 idosos por mês.

  4. Felix
    25/08/2010 às 9:13

    Para Bernie Ecclestone, ser o melhor piloto do grid não é o suficiente, é preciso, também ter o melhor carro:
    “Só vitórias contam para Michael, terminar em quarto ou em 14º não faz diferença, tenho certeza se Michael estivesse pilotando um Red Bull, apostaria toda a minha fortuna nele, eu o admiro por essa coragem de dar mais esse passo.”
    “Quando as pessoas dizem que Nico Rosberg é mais rápido que Michael, digo a eles que Nico ainda precisa se estabelecer, para Nico, um quarto lugar ainda é importante, para Michael, só um carro capaz de disputar títulos e vitórias”.

  5. Felix
    24/08/2010 às 10:46

    Sam Michael da Williams:
    “Espero que as atualizações como as novas asas dianteira e traseira e algumas alterações mecânicas para o FW32 possam ajudar a equipe, estamos ansiosos para comemorar os 300 GPs de Rubens na Bélgica, é uma façanha impressionante”.

    Barrichello:
    “Eu me sinto um privilegiado por ter ficado tanto tempo no esporte, e é um grande sentimento alcançar essa marca, estou no topo da minha forma e planejo continuar competitivo”.

    • Marco
      24/08/2010 às 11:15

      É Felix , vamos torcer então para que essa nova asa melhore o rendimento da Williams e conseqüentemente o do Rubinho também . E que , o mais experiente dos pilotos desta tão importante categoria , que é o nosso Rubinho , faça uma excente corrida neste final de semana tão especial , e esperado por ele .

  6. 24/08/2010 às 10:04

    A lendária Eau Rouge… agora vamos ver quem é macho e quem é maricas.

    • Marco
      24/08/2010 às 10:40

      Verdade Raphael . Digo que esse trecho , porque o cara já vem de uma reta com uma levíssima curva de pé embaixo , e faz esse ” éssão ” praticamente de pé embaixo também ,( isso conforme o carro ou o acerto ) em subida sem ver o final dele não é nada fácil . Se o cara não conseguir fazer a primeira perna dessa curva corretamente , das duas uma , ou o cara vai de encontro à cerca de proteção , ou então ” caixão ” pra ele no próximo ésse , vão passar !

  7. Felix
    23/08/2010 às 9:27

    O julgamento da Ferrari no Conselho Mundial do Automobilismo devido ao polêmico jogo de equipe envolvendo Fernando Alonso e Felipe Massa, a Ferrari ameaçou entrar na justiça comum, caso venha a ser punida pela entidade.

    Max Mosley, o jogo de equipe pode ser interessante para as equipes, a manobra é condenável pelos telespectadores, e são esses torcedores que garantem a audiência que é responsável por manter a sustentabilidade financeira da categoria, também existe uma regra clara.

    • Marco
      23/08/2010 às 11:50

      Felix , a Ferrari está certa , tem é que fazer isso mesmo , jogo de equipe sempre prevaleceu nesse esporte e sempre vai prevalecer .

      E o M. Mosley também está certíssimo , claro que é no meu ponto de vista . Com uma única ressalva : ” … é condenável pelos telespectadores ( ai completo : torcedores apaixonados com total emoção , onde a razão passa muito longe que também são esses ) que garantem a audiência … ” .

  8. Felix
    22/08/2010 às 13:24

    Max Mosley afirmou que a Ferrari deveria receber sanções desportivas, no mínimo com a perda total dos pontos do GP da Alemanha, o ex-presidente da FIA, reacendeu a polêmica: “Não existe nenhuma provar da inocência da Ferrari”.

  9. Felix
    22/08/2010 às 8:42

    MOTOGP
    A Suzuki testou após a etapa da República Tcheca:
    Loris Capirossi:
    “Foi um teste muito positivo e conseguimos fazer muita coisa, melhorei de forma consistente, mesmo com pneus muito usados, o novo controle de tração pareceu funcionar”.

    Álvaro Bautista:
    “Queríamos uma comparação de chassis diferentes, conseguimos fazer isso, teve melhorias na saída das curvas, a moto tinha mais estabilidade, temos de testar mais e descobrir o seu verdadeiro potencial, foi um bom teste”.

  10. Felix
    21/08/2010 às 12:12

    Nico Rosberg:
    “Spa é definitivamente um dos meus circuitos favoritos e é uma das pistas mais desafiadoras que existem, é de alta velocidade, com curvas excelentes, incluindo a melhor Eau Rouge, é um ótimo lugar para se pilotar um F1”.

  11. Felix
    21/08/2010 às 12:07

    Bruno:
    “Eu estou ansioso para Spa-Francorchamps eu corri lá todos os anos desde 2005, é minha pista favorita e será minha primeira vez com um carro de F1, à pista é muito rápida, desafiadora e curvas de alta velocidade, uma pista quanto mais se acelera, mais rápido você será, exige muita estabilidade em altas velocidades, será muito importante encontrar equilíbrio no carro, para extrair o melhor tempo possível, estou realmente ansioso”.

  12. Felix
    21/08/2010 às 11:47

    Hispania pode fazer fusão com Epsilon Euskadi, se essa não for a escolhida pela FIA.
    O Joan Villadelprat chefe da equipe Epsilon Euskadi, procurou José Ramón Carabante para saber quais são as possibilidades de uma fusão com a Hispania.
    O fim da parceria da Hispania com a fabricante italiana Dallara, responsável pelos chassis da equipe espanhola, a Hispania admitiu que está em negociações com a Toyota mais está aberta para essa opção.
    Villadelprat disse que a infra-estrutura da Epsilon Euskadi é comparada a uma das cinco melhores da F1, a fusão das duas equipe só depende da escolha da FIA.

  13. Marco
    20/08/2010 às 13:22

    Legal KBK , muito interessante essa história do tal riacho . Eu também conheço um pouco da história de Spa . E não sei se você , e também o Felix , se lembram que o GP da Bélgica foi disputado em outros dois circuitos : Nivelles e Zolder . Ambos entraram em ” cena ” após Spa ser ” condenado “, em 1970 , por causa da sua longa extensão de nada mais , nada menos , de 14km . Que na realidade dificultava não só o socorro como também a comunicação . E isso durou longos 13 anos . Só retomando em 1983 , então já com seus atuais 6,9km , na era do turbo , quando Prost venceu com um Renault RE40 .

    • Felix
      21/08/2010 às 11:17

      Marco, nada se compara a SPA, mas essas duas pista se comparamos com a quantidade de pista ridículas hoje na F1, elas também dão um banho.
      Barcelona, Valencia, Hungria, etc…. eu não considero como pistas, pistas para mim deve ter pontos de ultrapassagens, incluo até Mônaco, mais essa pelo menos tem história, se o piloto errar ele vai ter consequências, pois não tem área de escape, só o Shumi mesmo fora de forma arrumou em 100 metros um ponto para ultrapassar o grande Alonso. kkkkkkk

  14. Felix
    20/08/2010 às 12:14

    Schumacher:
    “Spa sempre foi minha pista favorita, e não vejo a hora de voltar a correr por lá, o meu final de semana obviamente será limitado pela minha punição, será difícil esperar algo especial nessa corrida, hoje sem testes toda quilometragem é importante e bem-vinda porque poderemos aprender como está o carro, como é a minha pista, eu vou tentar fazer o meu melhor, e estou ansioso por retornar a Spa-Francorchamps”.

    “Spa sempre foi minha pista favorita, e por essa razão apenas eu realmente não vejo a hora de voltar a correr por lá. Faz eras desde que estive lá pela última vez”, confidenciou.

    • Marco
      20/08/2010 às 13:45

      Não só o Schumi , mas a grande maioria dos pilotos gostam de Spa não é mesmo Felix ? Deve ser mesmo ” arrepiante ” andar nessa pista ” , só o relato do KBK no post dele , já dá para a gente ter uma idéia do que é a coisa .

      • Felix
        20/08/2010 às 17:20

        Marco, você que foi piloto deve sonhar em pilotar SPA, Monza, Paul Ricard, Interlagos antiga, Nelson Piquet antiga, etc…
        Eu que sou um simples mortal, me contentaria em dar uma volta no Nurburgrin antigo de 911 mesmo…..

      • Marco
        20/08/2010 às 19:04

        kkkkkk … verdade Felix , é verdade .
        São pistas de sonhos de qualquer piloto ! Nurburgring antigo então , nem se fala , ainda mais com um Porche !( até na realidade , você está querendo bem pouquinho né rsrsrs . ) Isso era fácil até uns tempos atrás ( hoje não sei ), alugava-se um carro , paga-se um tipo de ” entrada ” e dava um belo passeio pela pista . Realmente não tive o prazer de andar nas duas antigas pistas citadas por você , mas no traçado novo sim .
        Valeu amigo .

      • KBK
        27/08/2010 às 21:23

        Puxa vida, nem sabia de seu passado nas pistas, Marco. Quando tiver um tempo, conte melhor essa história!

  15. Felix
    19/08/2010 às 22:41

    Onde a F1 estava para permitir a saída do Kimi?

    • Marco
      20/08/2010 às 13:28

      Devia estar fora de si Felix . Como é que a F1 deixa escapar um piloto como esse !
      Realmente não dá para entender .

    • Felix
      21/08/2010 às 9:30

      Raikkonen:
      “Até gostaria de ter a oportunidade de voltar, não me vejo mais na Formula Um”.

      • Marco
        21/08/2010 às 10:06

        Sendo assim , realmente é uma pena .

  16. Felix
    19/08/2010 às 22:38

    SPA é uma das minhas pista favoritas, a maioria não faz mais parte da F1.

    • Marco
      20/08/2010 às 13:40

      Mas como Felix !? E Monza ? Interlagos ? mas não tem que dúvida que Spa , é umas das melhores , senão a melhor na atualidade .

      • Felix
        20/08/2010 às 17:32

        Marco, eu falo de Adelaide, Paul, Ricard, Nurbungrin antigo, Nelson Piquet antigo, Interlagos antigo, etc…
        Essas que você falou eu também concordo, entra Montreal.
        As que não entram são essas novas que o iluminado construiu e são piores que Mônaco.

      • Marco
        20/08/2010 às 19:08

        Essa do iluminado está ótima , rsrsrsr.
        Aaahh sim , é verdade , é verdade , você está coberto de razão , não tem dúvidas .

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

