Início > Formula1 > Hockenheim: Corrida

Hockenheim: Corrida

Vitória da Ferrari

Com a vitória já assegurada, a Ferrari decidiu inverter posições, entregando a vitória para Alonso. É uma escolha da equipe, mas como o jogo de equipe é proibido, uma escolha extremamente arriscada. Fernando realmente esteve mais rápido durante todo fim de semana, mas uma ultrapassagem seria muito difícil.

A escolha

Depois de todos pilotos terem trocado de pneu, Massa e Alonso conseguiram abrir vantagem sobre Vettel, assegurando a vitória. Alonso estava mais rápido.

A Ferrari tinha, então, três opções:

  • Manter posições. Ficando Massa com a vitória.
  • Disputar posição. Provavelmente mesmo resultado que a anterior.
  • Inverter posições. Dando a vitória a Alonso.

Dessas, a mais incensata era a segunda. Com todas as dificuldades neste ano, seria burrisse disperdiçar um dobradinha, justamente quando eles têm o melhor carro do fim de semana. Apesar de ser a mais justa.

A primeira opção celebraria a recuperação de Massa, desde o acidente improvável da Hungria, exatos 365 dias antes. Era também a opção mais segura, tanto do ponto de vista físico quanto legal.

Mas a direção da Ferrari decidiu arriscar. Comprovou que apostam (pelo menos para este ano) todos seus recursos em Alonso, em detrimento de Felipe. Arriscaram sua imagem e tabém os pontos, afinal, qualquer ordem de equipe que modifique o resultado da corrida é proibida pelo regulamento. Artigo 39.1.

Em termos de ‘Mundial de Pilotos’ o resultado foi ótimo para Ferrari, Alonso. Com o 1-2 a equipe garantiu 43 pontos no campeonato de construtores.

Número 2? O magnânimo da Ferrari

Para essa temporada, Felipe deverá de fato, ser o segundo piloto. Mas isso não significa que ele correrá para o espanhol.

Ao atender os interesses da equipe, Domenicali definiu Felipe como “magnânimo”, no melhor sentido da palavra.

Quase tudo que li hoje (em português) são críticas à Ferrari e especialmente ao Massa.
O episódio com Barrichello em 2002 e o fato do Felipe ser brasileiro acabam por distorcer nossa visão dos fatos.
A verdade é que Alonso é o número 1 da Ferrari, nessa temporada, por aquilo que ele mostrou na pista. Refrescando a memória, em Melbourne nesse ano, Alonso estava muito mais veloz que Massa e preso atrás do brasileiro, sem chace de evoluir na corrida (pelo medo de causar um acidente). Mesmo nessa situação propícia, não houve nenhuma ordem da equipe para Massa ceder a posição. Na minha opinião, isso não foi feito pois a equipe ainda não sabia quem seria o mais apto a conquistar o título. Algumas corridas depois, ficou claro que era Alonso.
Mas ser o número 2 este ano não é o fim do mundo, e não significa que será em 2011. Por exemplo, Felipe foi #2 em 2007 e #1 em 2008. Tendo em ambas temporadas o mesmo companheiro .

A coletiva de imprensa

A corrida pode não ter sido muito emocionante, com certeza deixou muitos indignados. Mas a ‘press conference’ foi simplesmente um show. O clima “vitorioso” da Ferrari, assim como os questionamentos nada discretos a Fernando e Felipe deixou o terceiro colocado, Vettel, completamente perdido e isolado. O alemão perguntou até se poderia sair, já que as primeiras 15 perguntas foram destinadas aos pilotos da Ferrari (mesmo sendo Vettel o piloto da casa).

O circo da Formula1

Concordando ou não com a decisão, tudo o que aconteceu entre a volta 48 até o momento me fez dar muitas risadas. Mesmo assim, tenho certeza que a maioria se sentiu como um palhaço. Principalmente aqueles que pagam algo em torno de 340 euros para assistir as corridas in loco.

A corrida

Opa, quase esqueci que a corrida não foi só a volta 48 e 49. É, a corrida ficou de lado mesmo, mas foi interessante. Largaram muito bem as Ferrari, mal as Red Bull. Mercedes largou bem, Williams mal.

A Ferrari estava nitidamente superior, e Alonso mais rápido que Massa. Apesar da largada ruim, o rítmo de corrida de Vettel pareceu muito bom, sempre mais veloz que Webber, que do meio para o fim teve problemas com nível de óleo. No mesmo rítmo de Webber, as 2 McLaren. Lewis ganhou posições na largada e conseguiu terminar na frente de Jenson.

O curioso, e que poucos perceberam, foi a superioridade dessas 3 equipes, as únicas que não levaram uma volta. Até mesmo Kubica, que terminou em sétimo, virou retardatário.

O show

Baixe o torrent dessa corrida  histórica.

No fim das contas, esse episódio foi pior para o Alonso do que pro Massa. E disso eu gostei.

Em breve, mais sobre a coletiva de imprensa.


Categorias:Formula1
  1. 26/07/2010 às 9:53

    Caro KBK:

    Até concordo com a tua observação, e acho que a grande maioria até concorda. A unica coisa que eu contesto é a maneira como o fizeram: à frente de toda a gente. Fizeram de nós trouxas, memo sabendo como as coisas funcionam. Ao expôr o óbvio, mesmo sendo verdade, e quando os brasileiros vêm que o seu piloto não contestou, apenas obedeceu às ordens, sentiram-se duplamente “encornados”. E em termos de lei, como sabes, os regulamentos da FIA proíbel resultados combinados.

    E ficam a pensar: o que é que estou aqui a fazer? Para quê levantar mais cedo para ver um ‘espectáculo’ destes? Enfim…

    Enfim, o meu unico consolo é saber que a Ferrari este ano anda a dar tiros no pé uns atrás dos outros. É aqui, foi em Silverstone, etc, etc…

    • Marco
      26/07/2010 às 12:08

      Speeder , Massa cumpriu com o seu dever , mas provocou a investigação da FIA com a obstinação de não ser superado pelo Alonso .
      Mas o que fica é o conformismo do Sul Americano ( vou deixar o nome brasileiro de lado como disse o meu filho , porque estou com vergonha ,não eu , mas o meu filho ) seja ele contratual ou não , porque nessa corrida Massa jogou a toalha a oito corridas do fim do campeonato .
      E acabou-se e vamos para a outra .

      • KBK
        26/07/2010 às 22:44

        Eu gosto de comparar essa situação à de uma traição de um casal. Há aqueles que pensam: “Se for traído, espero não descobrir” e outros que querem saber a verdade.
        O que eu vi foi Rob Smedley “contando a verdade” para o mundo todo e o Felipe agindo sem fingir.
        As palavras, tanto as de Smedley quanto as de Massa, tiveram que ficar dentro dos limites legais.
        Na minha visão, eles foram honestos, não enganaram ninguém, e não merecem as críticas que recebem.
        Eu, que aprecio a verdade acima de tudo, fiquei muito feliz com estes dois membros da Ferrari.
        Já quando o assunto é a cúpula diretora da Ferrari e seu arrogante piloto, minha opinião é completamente diferente…

        A questão de ser contra o regulamento, sim, é um grande problema.
        As chances do Massa no campeonato já eram baixíssimas, e convenhamos, ele ainda tem dificuldade em aquecer os compostos mais duros. Essa troca de posições diminui ainda mais, mas eu diria que foi de 8% para 6%.

      • 27/07/2010 às 22:13

        Ah sim. Sinto-me quase tentado a afirmar que o Massa, como piloto, é o 1C, como alguns chamam de 1B ao Barrichello. E sou daqueles que acho injusto esse tipo de nome dado ao Rubinho.

        Aliás, até acho que isto é uma manobra inutil. Digo isto porque a Ferrari praticamente não tem muitas chances de apanhar os dois campeonatos, com os tiros no pé que anda a dar e do qual é público e notório.

  2. Luiz Sergio
    25/07/2010 às 16:29

    KBK, é com muita tristeza que estou me despedindo, cansei dessa sujeira, me decepcionei com felipe massa, mais minha retirada é exclusivamente pelo nojo dessa f1 dirigida por essa federação, máFIA, ela que não respeita nem a regra que ela mesmo criou, o time ferrari que por fazer a mesma coisa já levou uma multa de um milhão e essa mesma federação teria hoje o momento para servir de exemplo para todos, mostrando que a F1 vale a pena ser vista, fez o contrário, mais uma vez mostrou o lado sujo da máFIA, deixou para depois?????
    Estou de luto, hoje morreu a F1 para mim, junto vai felipe massa, nelson angelo, vai meu orgulho de ver o Brasil ter sido representado por Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.
    Um grande abraço para você KBK e também para o Marco,
    Luiz Sergio

    • KBK
      25/07/2010 às 19:25

      Entendo seu sentimento, Luiz. Mas espero, e torço, para que esse vício seja mais forte e você volte à esse nosso meio de comunicação. Seria uma perda muito grande.
      Caso isso não aconteça, gostaria de deixar aqui meu agradecimento à toda contribuição e suporte que você nos ofereceu.

      Por outro lado, temos a MotoGP para comentar sempre, espero que essa não nos desaponte tão cedo.

      Grande abraço!

  3. Marco
    25/07/2010 às 16:21

    Quem está muito chateado é o nosso grande amigo Luiz Sergio .

    • Luiz Sergio
      25/07/2010 às 16:40

      Marco, morreu o meu amor para com a F1, ver o felipe, ceder sua posição para um piloto como o alonso, que nesse ano já aprontou todas com o brasileiro, hoje é pior para mim essa vergonha, que ver o Senna morto, realmente estou de luto, estou com o estômago embrulhado.
      Vamos nos comunicar pelos e-mail!

  4. Marco
    25/07/2010 às 16:20

    KBK , temos muito o que falar , ou melhor , o mundo da F1 tem muito o que falar .
    Novidade ? Não ! Pra mim isso não é nenhuma novidade e , não estou nem um pouco surpreso com essa atitude de todos os membros da Ferrari .

    Quando o Massa tinha acabado de assinar com a Ferrari por mais dois anos eu disse : O Massa tem o posto de trabalho de gregário assegurado pelos próximos dois anos , com isso continuará atrás do Alonso sem nehuma possibilidade de superar o asturiano . Falei isso tempos atrás e falei o óbvio . Ora , um bicampeão , chega na equipe com uma montanha de dinheiro , o que esperar de um Massa ou qualquer um outro piloto sem título ?!

    Enfim , Alonso ganhou ,Massa foi o segundo , a dobradinha da Ferrari foi consagrada , as maquinas vermelhas ressucsitaram para o campeonato . Mas tudo isso poderia ter sido um triunfo glorioso e saudado como mais uma atração para a temporada se os cartolas Ferraristas não resolvessem simplificar o resultado , obrigando a Felipe Massa ( pobre coitado , que personalidade ) ceder a liderança .

    Amigo KBK , esse assunto é por demais extenso e , mais tarde volto com mais opinião , se o amigo permitir .

    Vou atender minhas visitas e ver logo mais , a ” nossa ” MotoGP e depois voltamos a conversar mais sobre MotoGP e o caso da maracutaia da Ferrari .

    Até mais amigo !

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

