Início > Formula1 > Silverstone: Corrida

Silverstone: Corrida

Webber larga bem, ultrapassa Vettel e pilota com consistência para uma vitória não tão fácil quanto o esperado.

Hamilton, segundo colocado, em mais uma bela corrida.

Pneu furado de Vettel

Vettel diz não ter sentido nenhum impacto na largada, mas provavelmente foi a asa dianteira de Hamilton que causou o furo. Ao trazer o carro para o box, o carro ficou danificado, comprometendo em parte o desempenho do alemão.

Incidente entre Massa e Alonso na primeira volta

Após a péssima largada de Alonso, Massa se viu em disputa de posição com o companheiro, e acabou “jogando” o carro sobre a outra Ferrari. Massa levou a pior.

Corridas de recuperação

Felipe Massa e Sabastian Vettel tiveram que trocar pneus na primeira volta. Enquanto Massa se aproximava rapidamente dos pilotos à sua frente, Vettel não conseguia imprimir bom rítmo, sendo em muitos casos 1 segundo mais lento que seu companheiro. Por sorte o safety car entrou na pista pra diminuir o prejuízo.

Vettel conseguiu, então, recuperar boa parte das posições perdidas, ultrapassando inclusive Massa. Isso que dizem que Vettel não sabe ultrapassar.

Azar de Alonso

A corrida de Alonso poderia ter sido muito boa, mas uma ultrapassagem controversa sobre Kubica e uma punição seguida da entrada do safety car acabaram com a corrida do espanhol. Azar em 2 corridas seguidas.

Rosberg

Mais uma vez o “número 2” da equipe alemã conseguiu um fim de semana consistente.

Kobayashi

Errando pouco, pode sse tornar o melhor japonês da história. Tem arrojo e vem errando pouco nas últimas corridas. É o destaque do momento.

Barrichello

Com bom desempenho sábado e se utilizando da experiência, Rubens consegue mais um 5º lugar. Posição bem melhor que a capacidade de seu carro. Superar Hülkenberg não é missão fácil, mas Rubens vem dando conta do recado.

Button

Resultado impressionante para quem largou em 14º sem nenhum incidente no qualifying. Largou muito bem e conseguiu posição no pit stop. Ótimo resultado para o campeonato. Sobriedade e paciência inglesa.

Red Bull e a “comemoração” de Webber

No rádio, após a vitória, Webber era ouvido por todos telespectadores quando disse: “Nada mal para um número 2…”.

Mais sobre este assunto será abordado em breve em tópico exclusivo.

Pos No Driver Team Laps Time/Retired Grid Pts
1 6 Webber RBR 52 Winner 2 25
2 2 Hamilton McLaren 52 +1.3 secs 4 18
3 4 Rosberg Mercedes GP 52 +21.3 secs 5 15
4 1 Button McLaren 52 +21.9 secs 14 12
5 9 Barrichello Williams 52 +31.4 secs 8 10
6 23 Kobayashi Sauber 52 +32.1 secs 12 8
7 5 Vettel RBR 52 +36.7 secs 1 6
8 14 Sutil Force India 52 +40.9 secs 11 4
9 3 Schumacher Mercedes GP 52 +41.5 secs 10 2
10 10 Hulkenberg Williams 52 +42.0 secs 13 1
11 15 Liuzzi Force India 52 +42.4 secs 20
12 16 Buemi STR 52 +47.6 secs 16
13 12 Petrov Renault 52 +59.3 secs 15
14 8 Alonso Ferrari 52 +62.3 secs 3
15 7 Massa Ferrari 52 +67.4 secs 7
16 18 Trulli Lotus 51 +1 Lap 21
17 19 Kovalainen Lotus 51 +1 Lap 18
18 24 Glock Virgin 50 +2 Lap 19
19 20 Chandhok HRT 50 +2 Lap 23
20 21 Yamamoto HRT 50 +2 Lap 24
Ret 17 Alguersuari STR 54 +8 Lap 17
Ret 22 De la Rosa Sauber 29 +23 Laps 9
Ret 11 Kubica Renault 19 +33 Laps 6
Ret 25 Di Grassi Virgin 9 +43 Laps 22
Categorias:Formula1
  1. Luiz Sergio
    15/07/2010 às 10:37

    Apagando o fogo.

    Mark Webber:

    “Minha decepção se extendeu pelo sábado até o domingo, antes da corrida”
    “Vettel recebeu a asa dianteira nova por razões que não foram explicadas”
    ” Meu comentário depois da corrida foi um sarcasmo australiano – em seu melhor ou pior, dependendo de como você prefira encarar”
    ” Moro muito perto, menos de 40 minutos do autódromo, vem sendo minha casa nos últimos 15 anos, Silverstone e o GP da Inglaterra são especiais para mim, como também foi a vitória em Mónaco”
    “A equipe produziu um carro fantástico, domingo à noite, celebraram mais uma vitória da Red Bull com muito estilo”
    “Sei que tenho um piloto muito bom como companheiro e não queria que fosse diferente, compartilhamos informações e contribuímos para a melhoria dos nossos carros, Vettel e eu não somos inimigos”

    • Marco
      15/07/2010 às 13:03

      É meu amigo Luiz Sergio , mas enquanto toda essa equipe tenha apagar tal incêndio , Hamilton ( que por sinal ninguém comenta ) saiu de Silverstone com o sorriso de orelha a orelha . Uma é que seu companheiro e rival mais próximo , não o preocupa e nem ameaça a paz dentro da equipe . A outra é , a Red Bull juntamente com seus pilotos e dirigentes , vão se alternando em vitórias , mas em constantes lutas internas , submetidos a tensões a beira do insuportável , por culpa das cagadas da cúpiula da equipe . Portanto meu amigo , são inimigos sim ! inimigos declarados , não só o Vettel , mas como eu disse , toda a cúpula da Red Bull .
      E não tem mais como apagar esse incêndio de largas proporções produzido pela Red Bull .

      • Marco
        15/07/2010 às 13:06

        Não conclui o meu raciocínio : Enquanto isso , Hamilton vai abrindo pontos na tabela do campeonato e , já estou considerando o virtual campeão desta temporada , apesar de ser muito cedo ainda .

  2. Marco
    14/07/2010 às 19:43

    KBK e Luiz Sergio .

    Post Sebastian Vettel : Vettel foi criado para ser mimado , isso sim .

    Mas quem passou uma fatura dolorosa aos comandantes da Red Bull , foi Webber vencendo a corrida de forma brilhante . Webber na realidade recebeu como uma autêntica punhalada a decisão da equipe de ” rouba-lhe ” a asa dianteira .

    Com o que o Webber falou ( que todos nós já sabemos ) foi uma ” porrada na cara ” em Christian Horner , que revive uma versão muito mais piorada daquela que Ron Dennis protagonizou em 2007 . Quanto aparentava igualdade entre Alonso e Hamilton , e nesse expediente conturbou a Mclaren , e deu de bandeja o título ao Raikkonen na Ferrari .

  3. Luiz Sergio
    14/07/2010 às 17:49

    A NOVA FORMULA INDY 2012

    A Indy anunciou que a Dallara vai continuar como fornecedora de chassi da categoria, e as 4 concorrentes: BAT, Delta Wing, Lola e Swift, vão ser parceiras, com o desenvolvimento das peças aerodinâmicas, a categoria terá uma espécie de chassi multimarca, alguns desses fabricantes poderão se concentrar em fazer apenas asas para circuitos ovais, outras para pista mistas e corridas de rua.
    A escolha obedeceu critérios focados em segurança, relação custo, eficiência, tecnologia, fabricação USA, visual moderno e principalmente a preocupação com o meio-ambiente.
    “Hoje é um dia emocionante, mas tomamos a decisão mais importante da década para a Indy e seu futuro”
    Atenção:
    Um carro completo, inclusive com motor, vai custar menos de US$ 1 milhão, e as equipes sediadas em Indiana terão um desconto de US$ 150 mil para os 28 primeiros carros comprados. As equipes poderão utilizar dois pacotes aerodinâmicos, com um preço limitado por pacote de US$ 70 mil. O carro vai pesar 627 kg.
    “Esta estratégia visa atingir o desempenho em todos os eventos, seja em um superoval, oval curto ou uma pista de rua, nivela as equipes e dá a chance de mais sucesso, além de gerar mais emoção aos fãs”

  4. Luiz Sergio
    14/07/2010 às 11:43

    FORMULA INDY
    Sai hoje a tarde o novo carro da categoria, para a temporada 2012.
    Cinco fabricantes concorrem para fornecer o novo chassi único para a Formula Indy, o critério do novo chassi: ainda mais seguros e mais leves que os atuais, a sede do fabricante estar nos Estados Unidos, o chassir ser bem mais barato que o atual, um desenho moderno que se identifique com o público e mais espaço para os patrocinadores nas carenagens.
    A Fórmula Indy criou um comitê para a escolha do novo carro, reunindo vários especialistas da indústria automotiva para ajudar a buscar o futuro carro, rever conceitos, pesquisar e fazer uma recomendação para a próxima geração de motores e chassis da categoria, está nas mãos de um comitê que inclui Brian Barnhart (presidente de competições da Fórmula Indy), Tony Cotman (consultor da categoria), Gil de Ferran (ex-piloto e dono de equipe na Indy), Eddie Gossage (presidente do circuito oval do Texas), Rick Long (chefe de motores da Indy Lights), Tony Purnell (ex-consultor técnico da FIA) e Neil Ressler (ex-representante da Ford/Jaguar), como moderador está o General aposentado das Forças Aéreas Norte-americanas, William R. Looney.

    Essa mudança na Formula Indy, com os conceitos usados deve de algum modo ajudar no projeto da F1 Verde de 2013.

  5. Luiz Sergio
    14/07/2010 às 9:23

    Sebastian Vettel:

    “Eu fui criado para demonstrar respeito pelo próximo, certas coisas não pertencem ao público, deveriam ter sido resolvidas internamente na equipe, Webber mostrou sua verdadeira cara, temos realmente um carro muito forte, e os únicos que podem nos parar somos nós mesmos.”

    Parece que Vettel foi criado onde tudo ´deve ser para ele, pois se foi ele mesmo que quebrou a asa que estava no seu carro, o correto era ele não aceitar que a equipe retirasse a asa que estava no carro do Webber, nem mesmo ele se deu o trabalho de analisar como ficaria o ambiente na equipe e do seu companheiro, por sua posição posso até pensar se não foi de propósito a quebra da asa, principalmente para desestruturar totalmente o seu companheiro, será que ele se colocou por um minuto como o Webber ficaria?
    Luiz Sergio

    • KBK
      16/07/2010 às 0:45

      É, parece que os 2 pilotos da Red Bull conseguem se queimar quando abrem a boca. Deveria ter sido resolvido internamente.
      Mas quebrar a asa é algo mais pra Alonso, Schumacher…

  6. Luiz Sergio
    13/07/2010 às 19:57

    Eu já estou empolgado para 2013

    F1 VERDE EM 2013
    O novo regulamento de motores deve estar pronto em breve para votação do Conselho Mundial da FIA.
    As regras, que serão adotadas a partir de 2013, buscando tornar a F-1 ecológica.
    Nós todos esperamos que o Conselho Mundial de Esporte a Motor possa anunciar o regulamento de motores de 2013.
    As diversas inovações que a F-1 pretende adotar, sempre visando a diminuição de emissões e desenvolvimento com as montadoras de tecnologias limpas que possam ser utilizadas em carros de rua.
    O importante é que o regulamento seja estabelecido logo, para o desenvolvimento adequado, pois não será somente o motor e a transmissão, mas o carro inteiro será novo e todos, os times, precisarão administrar bem isso até 2013.
    As principais novidades nos propulsores devem ser a sua diminuição para 1.5 ou 2 litros com quatro cilindros, a adoção do turbo, e tecnologias de recuperação de energia, e da eficiência no consumo de combustível.

  7. Marco
    13/07/2010 às 13:26

    Luiz Sergio .
    Quanto ao seu post ” Stewart sugere que Schumacher volte para a sua aposentadoria “, eu já disso isso alguns dias atrás aqui mesmo que : Michael Schumacher , se acerca cada vez mais de um final de sua carreira na F1 . Schumi , não se adaptou ao carro e muito menos aos novos pneus . O carro não se encaixou no estilo de Schumacher pilotar , nota-se ( e que no video aqui apresentado ) na pista , o grande trabalho que ele tem para controlar as saídas de traseira do carro .
    Hoje estamos vendo um Schumi de ” carne e osso ” e que não faz mais nenhuma mágica como uns tempos atrás . Os três anos que ele ficou fora das pistas foi o suficiente para tirar em definitivo sua capacidade de pilotar . E o negócio está muito acentuado por ter em sua equipe , um piloto que é o mais rápido do mundo … rsrsrs …

    • KBK
      13/07/2010 às 19:07

      Eu não creio que um piloto perde seu talento assim, mas o “rítmo de corrida” ele perde sim.
      Curioso como diminuiram as brincadeiras sobre o Nico este ano.

      • Marco
        13/07/2010 às 19:41

        Salve KBK !!
        Todos os pilotos não só da F1 são talentosos , e tem talento até de sobra , assim entendo .
        Talvez não me expressei muito bem , então o certo sería : … foi o suficiente para tirar em definitivo seu ” ritmo de corrida ” nesses três anos ausente das competições da F1 .

        E eu fiz uma bricadeira com o Rosberg chamando de o piloto mais rápido do mundo , rsrs …

        Valeu grande cara , um abração e até amanhã , onde estaremos por aqui novamente .

  8. Luiz Sergio
    13/07/2010 às 10:05

    KBK, Fernando Alonso entrou no box para pagar a punição logo atrás do SC, pensei que seria obrigatório passar primeiro pela linha de largada, para depois cumprir a punição???

    • KBK
      13/07/2010 às 18:34

      Até onde sei, a punição não pode ser cumprida sob safety car. Mas como agora a corrida é reiniciada no momento que o safety retorna aos boxes (em contraponto com cruzar a linha dos anos anteriores), deve ser válido o que a Ferrari fez.

      • Luiz Sergio
        13/07/2010 às 19:25

        Fiz essa pergunta, pois a cara do Mansel quando viu a cena, ele não gostou, parecia que não era legal!

  9. Luiz Sergio
    13/07/2010 às 6:17

    O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, está muito otimista acredita que o sistema de escape novo será utilizado com sucesso no próximo GP na Alemanha.

    “Estou bastante otimista, analisei os dados e creio que compreendemos como utilizá-lo, temos todos os dados, Lewis Hamilton era de opinião que deveríamos ter corrido com o novo sistema e realmente Hamilton não estava errado, mesmo assim acredito que não teríamos conseguido um resultado muito melhor na Inglaterra, agora temos algumas ideias concretas para melhorar ainda mais o novo sistema de escape, Button e Hamilton, terão carros para vencer na pista da Alemanha”.

  10. Luiz Sergio
    13/07/2010 às 0:00

    Stewart sugere que Schumacher volte para sua aposentadoria.
    Stewart disse:
    “Ele não consegue sequer acompanhar seu companheiro de equipe, Nico Rosberg que geralmente é mais rápido, ele deveria ter ficado mais dois anos na Ferrari e não tenho idéia do porquê ele não fez isso, agora ele está numa situação difícil e tem que viver com as críticas.”
    Perguntado se ele acha que Schumacher pode melhorar em 2011, disparou:
    “A primeira pergunta deveria ser: Michael vai ficar mais um ano?’ Eu acredito que ele irá parar depois dessa temporada.”
    “Eu não acredito vê-lo no grid de largada em 2011.”

  11. Marco
    12/07/2010 às 23:02

    Luiz Sergio e KBK .
    Sobre Sutil : É um belo piloto , está dando provas disso há tempos e realmente está à espera de um carro melhor e mais veloz . Fato que poderá ocorrer , pois me parece que os planos da Force Índia para o ano que vem cheios de muita pretensão .

    Rubinho : A Williams está dando grandes sinais de evolução , e o nosso sempre espetacular Rubinho , emplacou um honroso quinto lugar devido a uma explendida largada . E parece que o Rubinho deverá mesmo permanecer na equipe para o ano que vem , sendo assim , com toda a sua competência , vai continuar assegurando o progresso dessa simpática equipe .

    Valeu amigos e , uma boa noite .
    Fui !!!

  12. Luiz Sergio
    12/07/2010 às 9:05

    A norte-americana Cypher, tem como meta se unir a Nelson Piquet e Angelo Piquet para tentar convencer a FIA de que é a equipe certa para ocupar a 13ª vaga da F1.
    Um dos quatro times que admitiram concorrer à 13ª vaga da F1 em 2011, Cypher, tem como prioridade juntar a seu projeto a família Piquet.
    Cobiça ficar com a vaga que a F1 vai reabrir para a próxima temporada.

    • Marco
      12/07/2010 às 12:27

      Nada mal hein , hein Luiz Sergio .

  13. Luiz Sergio
    12/07/2010 às 6:57

    Fernando Alonso:
    “Acho que fizemos o que tínhamos de fazer, acredito que não precisávamos mudar nada, teremos muitas opiniões de pessoas assistindo pela TV enquanto tomavam cerveja dizendo que deveríamos ter deixado Kubica passar em um momento onde, primeiramente, não havia nada a fazer, se fosse um muro ao invés de grama, eu teria batido e eles provavelmente teria penalizado Kubica, portanto, depende de como você encara a situação, eu acho que foi normal, voltas se passaram, não houve notícias e então, se quiséssemos tê-lo deixado passar, Kubica já havia abandonado, então não havia nada a mudar, os critérios são os mesmos para todos, os comissários analisam atentamente todos os incidentes da corrida e sempre tomam a decisão que consideram correta”.

    • Luiz Sergio
      12/07/2010 às 11:22

      Mai, uma entrevista, super otimista de Fernando Alonso:
      ” Tenho certeza que eu vou ser o campeão em 2010, estou na disputa, estou convencido que vencerei o campeonato, eu estava cheio de confiança na largada, mais tive uma má largada, e fui obrigado a atacar para ganhar algumas posições e ultrapassar Robert, recebi a punição e o safety car entrou, portanto perdi 14 colocações no drive-through, a partir da punição foi difícil então tentei me divertir na corrida”.

      • KBK
        12/07/2010 às 14:37

        Concordo com ele na questão da ultrapassagem, mas essa certeza de que será campeão é o que me faz não gostar dele.

      • Luiz Sergio
        12/07/2010 às 23:12

        Heidfeld, sobre o Alonso:
        “Foi simplesmente uma burrice, estupidez, Alonso tinha que voluntariamente ceder sua posição a Kubica, ficou claro que o assunto seria investigado, Alonso, sabia que poderia ser penalizado e estaria jogando fora pontos importantes para o campeonato, se ele tivesse devolvido a posição imediatamente para Kubica, sem ficar perguntando para a equipe, ele devolveria o um lugar para o Kubica, e simplesmente tentar novamente a ultrapassagem”

        A pessoas da equipe Ferrari, como sempre, não serviu para nada, pois pela velocidade do Alonso na prova e a colocação na prova, devolver a posição era a opção mais racional!

  14. Luiz Sergio
    12/07/2010 às 6:43

    Adrian Sutil:
    “Foi uma boa disputa, e defendi bem minha posição contra Vettel até a volta final, mas então ele aparentemente mergulhou por dentro, me fez perder o traçado e tive de abrir, caso contrário, acho que ele não teria me ultrapassado, foi muito divertido e uma corrida bastante interessante, começamos com pneus duros para fazer um trecho mais longo, mas não foi realmente possível, pois os pneus não se comportaram bem no início, não tinha aderência suficiente com o carro, por isso fizemos uma parada mais cedo e colocamos pneus macios, em uma estratégia diferente de todo mundo, funcionou bem, embora as últimas dez voltas tenham sido difíceis e tivemos algumas lutas com Schumacher e Vettel”.

    • KBK
      12/07/2010 às 14:30

      Achei que Vettel forçou muito.

  15. Luiz Sergio
    12/07/2010 às 6:28

    Rubinho Barrichello:
    “Foi uma boa corrida, Larguei bem e na primeira volta consegui algumas posições, com a entrada do carro de segurança, perdi uma posição para o Button e depois ganhei uma com relação ao Alonso, mas no geral ficamos em uma posição segura para voltar para a casa na quinta colocação, foi um grande esforço da equipe para conseguir chegar em 5 em duas corridas, a equipe ainda não está em seu devido lugar, mas estamos muito felizes com o nosso desempenho de hoje e vamos continuar trabalhando e pensando positivamente para continuar nosso progresso”.

  16. Luiz Sergio
    11/07/2010 às 19:13

    Eu sempre espero, que pilotos considerados fora de serie, não errem, mais o que vem acontecendo com esses pilotos atualmente que são considerados os supra sumos da F1, é errarem, perderem a noção das consequências em certas disputas.
    Também ficou imaginando quantos pilotos que estão em equipes médias e pequenas se tivessem uma oportunidade com um grande carro poderiam mostrar seus valores, digo isso, tendo exemplos do Button e do Webber, os dois até 2008 eram considerados pilotos regulares.

    • KBK
      11/07/2010 às 20:07

      Acho que o erro mais comum é achar que existe uma diferença grande entre os melhores e os piores.
      Se você der uma Red Bull pra Kubica, Rosberg, Sutil, Glock ou Barrichello, eles vão vencer corridas, eventualmente.
      Pra ficar nos que não tiveram grandes oportunidades ainda, acho que Kubica está no nível de Webber e Vettel, assim como Rosberg e Button.

    • Marco
      11/07/2010 às 20:36

      Há pouco tempo atrás , esses dois pilotos citados por você , faziam parte da grande legião de esperanças perdidas da F1 .
      Mas o alívio enfim chegou para esses dois grandes pilotos , que estão podendo então retomar o ” fio ” de suas ascensões interrompidas !
      Um já é campeão , e o outro , não está melhor colocado na tabela do campeonato pois nós sabemos o do porque , não é verdade ?

  17. Luiz Sergio
    11/07/2010 às 18:52

    Será que ninguém viu, foi a asa dianteira da Ferrari do Alonso, que furou o pneu traseiro do Massa, pois o Felipe já tinha ultrapassado o Alonso.

    • Marco
      11/07/2010 às 20:23

      Sim , eu vi isso também , e a TV Britanica mostrou claramento o acontecido .

  18. Marco
    11/07/2010 às 14:49

    O Webber ganhou ate´ da Red Bull

    • Luiz Sergio
      11/07/2010 às 18:26

      Marco, perfeito, Webber venceu até a equipe.
      KBK, o que tenho visto em anos anteriores é isso mesmo o que você escreveu, mas o apoio que toda a torcida deu na sua vitória e a sujeira mostrada para todos, pode ser que a Red Bull, reavalie o quanto está sendo prejudicial para sua imagem.
      É triste ver essa parte obscura da F1.

  19. KBK
    11/07/2010 às 13:27

    Com essas declarações o Webber só prejudica a equipe e a si mesmo. Todos sabemos que a aposta da Red Bull é no Vettel, e isso não irá mudar pelas palavras do australiano.
    Cada vez mais a situação tende a ser igual a Hamilton Vs. Alonso em 2007.
    Uma hora a paciência acaba e Webber se verá constantemente com “400 rpm a menos”.

  20. Marco
    11/07/2010 às 13:19

    Na realidade , a melhor resposta foi sua extraordinária largada , que veio coroar com a sua terceira vitória nesta temporada.
    Mesmo fazendo tudo perfeito , mesmo fazendo o seu melhor , acredito que não será o suficiente para que Webber agrade de vez a Red Bull , mas estou torcendo que a Red Bull mude sua visão , e de o mesmo tratamento a ambos .

  21. Luiz Sergio
    11/07/2010 às 12:43

    Mark Webber disse que nunca teria assinado a extensão de seu contrato por mais um ano com a Red Bull se imaginasse que seria tratado da forma com que foi durante o GP da Inglaterra, disputado neste final de semana.
    O australiano viu a equipe austríaca dar a sua nova asa a Sebastian Vettel, seu companheiro de equipe, durante os treinos livres.
    Webber, que venceu a corrida nesse domingo, após superar Vettel na largada, ficou claramente descontente com a situação e, depois da vitória, via rádio, disse para equipe que seu resultado não foi “nada mal para um segundo piloto.”
    Depois da corrida, Webber falou que o que o fato da troca de asa foi inédito, ressaltando que não estenderia seu contrato com a equipe se soubesse disso.
    “Ontem foi uma situação única, e foi a primeira vez que tivemos isso.
    Eu nunca teria assinado um contrato para o próximo ano se imaginasse que as coisas seguiriam esse caminho”, bradou Webber.
    “Fiquei desapontado. Veremos como as coisas seguirão no futuro. Continuarei fazendo o que tenho feito e espero que isso seja o suficiente.”

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s