Início > Formula1 > Silverstone: Qualifying

Silverstone: Qualifying

Sebastian Vettel guarda o melhor para o fim e consegue a pole. Numa disputa entre as 2 RBRs, Vettel consegue sua 5ª poleposition do ano e desempata o duelo com Webber.

O desempenho do australiano nos treinos o colocava como favorito para a pole no Q3, mas seu tempo não foi bom o suficiente. A vantagem de Vettel, entretanto, foi muito baixa, o que sugere desempenho similar entre os dois. Dependendo da estratégia, Webber tem chances.

Excluindo os touros vermelhos, Fernando Alonso foi o mais rápido, dando continuidade ao bom desempenho de todo o fim de semana. Já seu companheiro, ficou 1 décimo atrás dos tradicionais 0,6 s. Sétima posição para Massa. A pose de Alonso ao final do treino, observando o carro de Webber, dá a impressão que não há muita esperança em alcançar tal rítmo num futuro próximo.

Na equipe da casa, Hamilton leva no braço e consegue ótima 4ª posição no grid. Button está 10 posições atrás, decepcionante.

Nico Rosberg larga em 5º, estabelecendo uma melhora significativa para a equipe germânica. Schumacher foi mal no Q3, ficando 4 décimos atrás de seu próprio tempo no Q2.

Mais uma vez, Robert Kubica coloca seu Renault em uma bela posição, a 6ª, enquanto seu compenheiro fica apenas em 16º.

Rubens Barrichello não conseguiu superar seu tempo no Q3, mesmo assim a 8ª posição é motivo de felicidade. Hülkenberg larga em 13º.

Fora a não-classificação de Button ao Q3, a maior surpresa do dia foi a 9ª colocação de Pedro de la Rosa. Mesmo depois de anos e anos encostado como piloto de testes, Pedro consegue superar o ímpeto de Kobayashi, P12.

Quem perdeu a vaga no Q3 para a Sauber foi a Force India, Sutil mais especificamente, P11.

STR ficou como a pior das antigas. P16 e P17.

Nas novatas fica a impressão de que Virgin já tem condições de brigar de igual pra igual com a Lotus. Mais uma vez Timo Glock foi rápido e fica na frente de Trulli.

As 2 primeiras voltas amanhã devem ser fundamentais.

Pos No Driver Team Q1 Q2 Q3 Laps
1 5 S. Vettel RBR-Renault 1:30.841 1:30.480 1:29.615 18
2 6 M. Webber RBR-Renault 1:30.858 1:30.114 1:29.758 18
3 8 F. Alonso Ferrari 1:30.997 1:30.700 1:30.426 23
4 2 L. Hamilton McLaren 1:31.297 1:31.118 1:30.556 17
5 4 N. Rosberg Mercedes GP 1:31.626 1:31.085 1:30.625 23
6 11 R. Kubica Renault 1:31.680 1:31.344 1:31.040 22
7 7 F. Massa Ferrari 1:31.313 1:31.010 1:31.172 26
8 9 R. Barrichello Williams 1:31.424 1:31.126 1:31.175 20
9 22 P.De la Rosa Sauber 1:31.533 1:31.327 1:31.274 16
10 3 M. Schumacher Mercedes GP 1:32.058 1:31.022 1:31.430 20
11 14 A. Sutil Force India 1:31.109 1:31.399 15
12 23 K.i Kobayashi Sauber 1:31.851 1:31.421 14
13 10 N. Hulkenberg Williams 1:32.144 1:31.635 17
14 1 J. Button McLaren 1:31.435 1:31.699 17
15 15 V. Liuzzi Force India 1:32.226 1:31.708 14
16 12 V. Petrov Renault 1:31.638 1:31.796 14
17 16 S. Buemi STR-Ferrari 1:31.901 1:32.012 14
18 17 J. Alguersuari STR-Ferrari 1:32.430 7
19 19 H. Kovalainen Lotus 1:34.405 9
20 24 T. Glock Virgin 1:34.775 10
21 18 J. Trulli Lotus 1:34.864 10
22 25 L.Di Grassi Virgin 1:35.212 10
23 20 K. Chandhok HRT 1:36.576 7
24 21 S. Yamamoto HRT 1:36.968 9
Categorias:Formula1
  1. Luiz Sergio
    11/07/2010 às 6:40

    Red Bull acusada de favorecer Vettel novamente

    AGORA CAIU A MASCARA DA RED BULL

    Apenas três corridas após a equipe Red Bull ter sido acusada de favorecer descaradamente o piloto Vettel em detrimento ao piloto Webber, a equipe se vê mergulhada na mesma acusação e dessa fez oficialmente.
    A equipe tirou a asa dianteira do carro de Webber antes da classificação e colocou no carro do Vettel, o piloto Vettel tinha errado na pista na última sessão livre e quebrou a sua.
    Após a pole do Vettel, conseguida com a asa retirada do carro de Webber,
    o piloto Webber estava visivelmente irritado e na coletiva de imprensa,
    sugeriu que pelo menos a equipe estaria “feliz” com o resultado.
    Como o tempo de Webber foi tão próximo do tempo da pole, mesmo com a asa antiga, com toda a certeza e que Webber ficaria com a pole fácil.
    É muito triste ver essas sujeiras descaradas na F1.

  2. Marco
    10/07/2010 às 21:28

    Amigos resposta aos posts números 10 e 11 .

    É lamentável , mas a minha opinião é que o Massa tem um posto de trabalho de escudeiro , muito bem assegurado pelos próximos 2 ( dois ) anos , é isso que o nosso piloto tem de positivo .

    • Marco
      10/07/2010 às 21:36

      Não me equivoquei a resposta é para os posts 13 e 14

  3. Luiz Sergio
    10/07/2010 às 21:25

    Horner da Red Bull e descarta favorecimento a Vettel.
    Christian Horner, explicando que teve de tomar uma difícil decisão, e descartou favorecimento a Sabastian Vettel e defendeu a decisão da Red Bull de manter a antiga asa dianteira no carro do australiano.
    “Infelizmente, ficamos com apenas uma específica asa dianteira”( Vettel, quebrou a outra)
    “Às vezes tenho de tomar uma decisão difícil e a asa foi dada a Sebastian Vettel”
    Horner afirmou ainda que a postura com relação aos pilotos não mudará. “Continuaremos a apoiar os dois, mas em algumas ocasiões, terei que tomar uma decisão difícil, nosso trabalho é fazer o melhor possível”
    Sobre o fato de o australiano ser prejudicado, Horner foi enfático.
    “Não acho que ele tenha sido, se eu tivesse deixado a asa com o Webber, seria a mesma situação ao contrário.”

    • Marco
      10/07/2010 às 21:33

      Hrum… hruumm … tá bom , claro que tem que apoiar os dois , porque senão o outro não anda . Claro que também não mudará a relação com os pilotos , só que aí , tem somente uma leve vantagenzinha pro Vettel .
      Ao pessoal da REd Bull : ” me engana que eu gosto “

  4. Marco
    10/07/2010 às 21:13

    Bom meus amigos KBK e Luiz Sergio , para praticamente encerrar o dia , quero dizer para os grandes amigos que , para amanhã com o dominio escancarado das Red Bulls , numa corrida normal ( é bom que se diga isso ) , a disputa fica mesmo é por conta do terceiro lugar no pódio .
    Porque , se não acontecer alguma ” cagada ” da Red Bull que por sinal é especialista , será mais um desfile do time austríacos , não acham ?

  5. Luiz Sergio
    10/07/2010 às 21:06

    Red Bull dar uma nova asa dianteira com atualizações a Sebastian Vettel, fato que deixou Mark Webber muito contrariado.

    • Marco
      10/07/2010 às 21:20

      Dieter Mateschitz , está afirmando à toda hora baixinho ao pé do ouvido de Vettel que não espera nada menos que o título mundial do seu super protegido piloto .

  6. Luiz Sergio
    10/07/2010 às 16:56

    Livio, no seu blog, informa que o Bruno, só foi substituido por que fez um desabafo por e-mail e erradamente incluiu no endereço o chefe de equipe.
    O piloto não pode mais errar nem na pista nem nos endereços de e-mail.
    O japonês agradece o maior presente de aniversário que recebeu.

    • KBK
      10/07/2010 às 20:04

      Foi o mesmo dito pelo Lito Cavalcanti na transmissão do Sportv.
      Não ouvi tudo, mas pelo que entendi, era algo sobre o dinheiro não estar sendo usado no carro.
      Não sei informar “qual dinheiro”, se o dos patrocínios ou do próprio dono da equipe (José Ramón Carabante de la Plaza, empresário espanhol bem sucedido). Entre outras hipóteses.

  7. Luiz Sergio
    10/07/2010 às 16:23

    KBK, espero que a reforma tenha concluído e com sucesso!
    Um grande abraço!

  8. Luiz Sergio
    10/07/2010 às 16:20

    Estranho a ultima seção de treino do Michael, só saiu para dar uma volta rápida e já no final do treino?
    Será que tem algo por trás disso?

  9. KBK
    10/07/2010 às 15:28

    Como saber se o Felipe “perdeu alguns décimos” no acidente ou não?
    Os mais aptos pra responderem essa questão são os engenheiros responsáveis pela telemetria no carro do Felipe.
    Eu acho que a Ferrari não renovaria com ele caso tivessem constatado esse tipo de problema.
    Com base nisso, volto meus olhares para o já mencionado problema de pneus.

    Há muitos anos pilotos “colocam a culpa” nos pneus. Eu acredito neles. Cada composto (em combinação com o carro) reage de forma diferente para cada estilo de pilotagem. Super-aquecendo em alguns casos, sob em outros e por vezes alcançando temperatura ideal, ou próxima.
    Um dos que reclama dos pneus este ano é o heptacampeão, Schumacher.
    Um que ao longo de sua carreira sempre demonstrou maestria nesse quesito se chama Fernando Alonso.

    Seja como for, é dever do piloto, junto com a equipe, superar esta adversidade.

    • Marco
      10/07/2010 às 15:59

      Você está mais do que certo dentro ( é logico também ) do meu ponto de vista , KBK .
      Inclusive para essa áspera pista ,exigirá muito de cada piloto um bom acerto para não provocar algum desgaste prematuro nos pneus , tendo em vista a recente reforma da pista .
      Mais tarde darei a explição ” científica ” sobre o grande piloto Rosberg … que por sinal já está lá no Willian Ceolin .
      Até mais .

    • Luiz Sergio
      10/07/2010 às 16:30

      KBK, o que eu falei é que o Alonso esse ano em praticamente todos os treinos supera o Felipe e sempre por uma boa margem, quando a Ferrari tiver um bom carro, que o Felipe( Rubinho) não reclame de receber ordem para deixar o espanhol passar!

      • KBK
        10/07/2010 às 17:34

        Concordo. Mas ano que vem esta disputa interna recomeça.

  10. Marco
    10/07/2010 às 14:06

    Grande KBK !!

    Daí cara , quem segura esses carros da equipe austríaca hein ? A verdade é que o Vettel passeou nos treinos com mais de 1s do quinto colocado Nico que por sinal hoje , é o melhor piloto da F1 … você tá rindo …? não né ? porque depois explico .

    A Ferrari que tanto melhorou na opinião de seus pilotos , nada pôde fazer frente a esses carrinhos azuis com o bicos amarelos .

    O nosso grande Rubinho fez uma grande façanha colocando sua Williams na quarta fila do grid , enquanto o outro nosso hepta … decepcionante mais uma vez , vai partir em décimo , mais de meio segundo do Nico e , nada mais nada menos , do que incríveis 2s ! atrás do Vettel .

    No mais , é se divertir amanhã e conferir algumas peripécias na corrida de um Kubica , Rosberg , Rubinho para atingir um bom resultado .

    Valeu amigo , um abração !

    • KBK
      10/07/2010 às 15:03

      Tive que reler sua afirmação sobre o Nico…hehe
      Estou aguardando a explicação.

      Amanhã devemos ter 2 corridas, vejamos como se comporta a dupla comandada por Christian Horner. Eu diria que quem voltar na frente depois do primeiro (e provavelmente único) pit stop deve ter seu caminho “tranqülizado” pela equipe.

  11. Luiz Sergio
    10/07/2010 às 12:16

    SER OU NÃO SER…
    Parece que esse ano a Ferrari não vai evoluir o suficiente para disputar o título,
    mais mesmo assim Alonso vem mostrando que é o piloto para a equipe investir.
    A poucos dias, o piloto brasileiro Felipe Massa, deus uma entrevista que não tinha
    ficado nenhuma sequela do acidente e que o maior problema dele com o carro
    seriam os pneus, só que na minha visão, continua existindo problemas com as
    consequencias do acidente, se esse é ou não o problema, pouco importa,
    o caso é para o ano que vem, se a Ferrari conseguir projetar um carro vencedor,
    o nome do piloto para a equipe dar total apoio será o espanhol Fernando Alonso.
    Ser ou não ser o primeiro piloto de uma equipe só depende de quanto um é
    superior ao outro.
    Espero que eu esteja errado!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s