Início > Formula1 > O melhor não é o mais rápido…

O melhor não é o mais rápido…

Como se sabe, ser o mais rápido não significa ser o melhor. Progressivamente, valoriza-se o “piloto completo”, aquele que não disperdiça suas chances.

Ao invés de listar as características necessárias a um super campeão, tomarei como referência a mentalidade de cada piloto. Qual é a motivação dos possíveis candidatos ao título? O que satisfaz o ego de um piloto da elite?

– Hamilton: protagonizar o espetáculo, mostrar o quão fenomenal é.

– Vettel: ser o mais rápido possível, andar na frente.

– Alonso: vencer.

– Massa: melhorar, aprender até ser o melhor.

– Schumacher*: vencer.

– Button: mostrar sua técnica e o potencial do carro.

– Webber: ????????. Nunca entendi esse cara.

– Rosberg: fazer o seu melhor.

É claro que todos querem vencer. Muitos, também, compartilham de outras motivações/necessidades citadas. Mas quando começa o fim de semana, somente 2 deles têm o foco claro na vitória. Por este motivo, vejo Alonso e Schumacher como os mais aptos a triunfar. Lembrando que esta avaliação desconsidera o equipamento.

Mas não há motivos para os fãs de Massa, Hamilton e Vettel se desesperarem. O melhor nem sempre vence. E o mais rápido, quando não erra, ganha do melhor.

* – Infelizmente, o afastamento deixou o alemão um pouco fora de contexto.

Vale uma análise dos outros brasileiros:

  • Barrichello: mostrar que ainda tem condições de correr na F1.
  • B. Senna: fazer o seu melhor.
  • Di Grassi: correr bem para se manter na F1.

Na minha opinião, Bruno Senna é brasileiro com melhor “cabeça” na F1. Caso ele não tenha rendimento adequado à F1, aceitará sua saída tranqüilamente. Ao contrário de outros, não só brasileiros, que defenderiam sua posição até de maneira irracional. Já está acostumado com pressão desde cedo e tem talento, basta ser constante.

Lucas Di Grassi, na minha opinião, terá vida dura na F1. É um bom piloto, mas sem brilhantismo. O exemplo de “Quick Nick” Heidfeld mostra que as equipes de ponta não têm interesse nesse tipo de piloto para ser seu n° 1.

EDIT: Parece que minha leitura do Bruno Senna foi um tanto acurada. Nesse dia 21 de março, o piloto mandou uma mensagem a seu finado tio com os dizeres: “Feliz 50 anos, Becão! Realmente gostaria que você estivesse ainda junto conosco! Saudades! Vou fazer meu melhor SEMPRE!”

  1. Luiz Sergio
    23/03/2010 às 11:04

    Muito obrigado por analisar os outros brasileiros.

    • KBK
      23/03/2010 às 14:06

      É um prazer, chefe.
      Pela declaração do Bruno, parece ser aquilo mesmo.

  2. Luiz Sergio
    20/03/2010 às 6:15

    Gostaria de uma avaliação em dois outros pilotos, Rubinho e o Bruno

    • KBK
      20/03/2010 às 13:58

      Acompanhei pouco da carreira do Bruno e com certeza o seu jeito de pensar muda da GP2 pra F1. Mesmo assim vou pensar e edito o post no fim da tarde. Agradeço a colaboração.

  3. Sirlan Pedrosa
    20/03/2010 às 3:24

    Kbk,

    Uma coisa que sinto falta mesmo é um blog para discutir MotoGP. Acho que se você focar nesse assunto vai ter um grande espaço.

    No que se refere a F1 daria o conselho de procurar criar uma identidade. Leio regularmente o F1Around, o FormulaUK e o Continental Circus, são espaços totalmente diferentes mais que fogem do lugar comum e tem personalidade.

    Um abraço e boa sorte !

    Sirlan Pedrosa

    • KBK
      20/03/2010 às 13:48

      Interessante. O terreno da MotoGP parece inexplorado aqui no Brasil, mas isso gera algumas dificuldades. De qualquer jeito, espero que esse possa se tornar um espaço para discutir sobre MotoGP e uma fonte extra de informação sobre F1.
      Realmente, não tenho intenção de competir “com os grandes”. A idéia é falar sobre o que os grandes não cobrem.
      Para próxima corrida por exemplo, pretendo fazer uma análise sobre o consumo dos motores Cosworth.

      Já li vários dos seu comentários, Sirlan, e são muito bons. Esperos poder contar com eles, ou até mesmo posts se for de seu interesse.

      Abraço!

  4. 19/03/2010 às 23:09

    Seja bem vindo a este mundo, meu caro! Para começo não está nada mau, pelo menos estes posts demonstram bem aquilo que pretende fazer.

    O unico “bom conselho” que te posso dar neste momento é manter o ritmo. Ou seja: não faças demasiado em pouco tempo, porque depois vais ter dias chatos, onde não terás inspiração para escrever. Portanto, arranja sempre um “backup” para esses dias mais cinzentos. Daí eu fazer muitos posts sobre a História do Automobilismo.

    De resto, só te desejo o melhor. Abraços!

    • KBK
      20/03/2010 às 13:02

      Um bom conselho com certeza. Por coincidência estou “segurando” uns posts, mas vou ter mais atenção a partir de agora.
      Muito apreciada a visita e ainda mais a ajuda.

      Um grande abraço!

  5. KBK
    19/03/2010 às 15:41

    Valeu pelo apoio, Tomás!
    Vou corrigir o link e obrigado pela sugestão das imagens. Eu já havia observado isso no seu blog e em alguns outros, mas estou com algumas dificildades no notebook. Mesmo assim é algo que quero me adaptar o mais rápido possível.

    A minha idéia é fazer uma “cobertura tradicional” da MotoGP. E demonstrar uma visão um pouco diferente sobre F1.

    Abração

  6. Marco
    19/03/2010 às 15:38

    É verdade KBK .
    ” (…) o piloto mais rápido não significa ser o melhor .(…) ”
    Fazendo uma mistura disso tudo , digo ; para ser um piloto completo os ingrediantes são : rápido mais ao mesmo tempo frio ,saber quando acelerar , ser um estrategista brilhante , se adaptar a situações adversas ,errar muito pouco , saber poupar equipamentos , gastar menos do que os outros pilotos com o mesmo carro no mesmo ritmo e , ser um brilhante acertador de carros .
    Aí meu amigo , nesta relação sua acima , vejo dois pilotos : Alonso e Schumacher ( apesar de sua ausência por 3 anos , pois ” quem é rei nunca perde a majestade “.
    Grande abraço , e muito sucesso .

    • KBK
      19/03/2010 às 15:59

      Seria o piloto dos sonhos, não é Marco?
      Não é fácil conciliar todas essas características. Algumas em especial, como ser rápido e poupar os pneus.
      Olhando pelas mentalidades citadas, Hamilton e Vettel teriam um certo “deficit psicológico” quando o assunto é poupar pneus sem ser lento.
      Por outro lado, Button deve ser capaz de poupar pneus ao natural.

      A minha surpresa no Bahrain foi que os pneus não tiveram papel tão decisivo, o que na minha opinião é mal sinal pro Button. Se essa tendência se confirmar no resto da temporada, provavelmente o atual campeão será eclipsado por Hamilton.

      Obrigado pela colaboração!

  7. 19/03/2010 às 15:18

    uma dica: sempre coloque uma imagem para ilustrar o início, chama mais a atenção e fica bonito.
    Aí no post voce coloca mais.
    a foto de Alonso e Schumacher esta muito boa.

    abraço

  8. 19/03/2010 às 15:16

    Fala KBK!
    Fico contente pelo seu blog!
    é legal quando os leitores de blogs se arriscam para fazer o seu próprio.
    obrigado por me adicionar a sua lista de links!

    falando sobre o seu post, é algo curioso o que voce tocou, o lado mental.
    dessa lista, o mais atrapalhado na minha modesta opinião é Hamilton.
    2007, ok, era a sua estreia, mas os seus erros o fizeram perder um título já ganho..
    2008, claro, apesar de ótimas vitórias, foi beneficiado dos erros da Ferrari com Massa, lamentável.
    pensar que por 500 m ele quase foi vice..
    é a sorte.
    mas esse ano ele não ganha.
    o titulo estará entre Massa, Alonso, Vettel e Schumacher.
    mas tudo pode mudar, é só um palpite.

    P.S.: Espero que voce continue com o Fastest Lap, o começo é dificil, mas logo os leiotores se interessam, nao esquenta.
    Ah, lá nos links, F1 Around está com dois “r”.

    grande abraço e logo mais te adiciono nos meus blogs amigos.

    Abração!

    Tomás

  1. 25/03/2010 às 13:55

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s