Início > Formula1 > Cosworth satisfeita com o CA2010

Cosworth satisfeita com o CA2010

Após o GP do Bahrain, Mark Gallagher, gerente geral da unidade responsável pela F1 da Cosworth, refletiu sobre o fim de semana:

Pelo ponto de vista da performance do motor, acho que podemos ficar muito satisfeitos com o rendimento do CA2010 no Bahrain. Ambos pilotos da Williams terminaram a corrida, com Rubens conseguindo 1 ponto pelo décimo lugar, enquanto a Lotus conseguiu uma milhagem significativa tendo seus dois carros completado a corrida. Eu também falei com muitos pilotos, que nos deram uma resposta positiva e construtiva sobre o rendimento e “pilotagem” do CA2010.

Os problemas encontrados por Virgin e Hispania não foram esquecidos:

Pela perspectiva da Cosworth, ambas equipes trabalharam bem e mesmo tendo a corrida abreviada por questões de confiabilidade, claramente estavam conseguindo bom progresso.

A Virgin Racing conseguiu sair positiva do fim de semana e a performance no qualify demonstrou o potencial do Virgin-Cosworth VR01.

No caso da HRT, o simples fato deles conseguirem aprontar dois carros para a corrida foi um feito, por si só. E para isso, a provisão de uma solução eletrônica completa em somente 3 semanas, por parte da Cosworth, foi um fator chave. O abandono do Bruno Senna foi causado por uma fratura no sistema radiador, o que levou à perda de toda a água do seu carro. As implicações dessa falha sobre o motor foram aparentes e o motor está voltando para o nosso QG.

A explicação deste problema é um alento aos fãs brasileiros, país que tem 3 representantes equipados com motores Cosworth.

  1. KBK
    20/03/2010 às 14:49

    Ótimos comentários sobre a trajetória da Cosworth, Marco e Luiz Sergio. O nível dos comentários ajuda a amadurecer a minha idéia de tornar este espaço mais democrático, não só com os comentários mas a nível de postagem também.

    Marco, concordo com você sobre Jim Clark!

    • Marco
      20/03/2010 às 16:58

      Valeu KBK , fico contente por isso .

  2. Saint21
    20/03/2010 às 11:51

    Primeira vez por aqui e blog já me agradou, já faz parte de meus favoritos.
    Quanto a Cosworth: nada nesse mundo me fará tercer um elogio a este motor. Explico: é nítido e notório que só entraram equipes novas que usavam tais propulsores, o que evidencia algum tipo de “bandidagem” entre Cosworth e FIA (Bernie). Ou seja, elogiar Cosworth para mim e como dizer que Alonso fez uma excelente corrida na Cingapura, larganda em 15o com pouco combustível e vencendo a prova. Não, ele não fez! Ele trapaceou!
    E tenho dito…

    • KBK
      20/03/2010 às 14:39

      Tens um bom argumento Saint21.
      Não estou ciente do real motivo por trás dessa imposição da FIA. Quem sabe por achar que a F1 precisasse de mais fabricantes de motor, quem sabe alguma razão puramente financeira. Ou até mesmo por achar que a Cosworth seria mais eficiente (considerando que não têm sua propria equipe para cuidar) em fornecer assistência técnica às equipes novas, e portanto, inexperientes.
      Realmente não tenho condições de afirmar o porquê. Nesse caso, dou-lhes o beneficio da dúvida e sigo os admirando por seu passado. Sem lhe tirar a razão, Saint.

  3. Luiz Sergio
    20/03/2010 às 8:54

    O Marco está coberto de razão, quem acompanha a F1 a algum tempo, tem nos motores da Cosworth uma paixão, era um motor de 8 cilindros que fazia frente para os 12 cilindros da Ferrari e dos outros motores, em uma época romântica onde uma equipe podia comprar um motor, um chassi ou um carro inteiro, coisas simples que não compreendemos o motivo porque foi proibido, pela minha visão foi só para tornar a F1 fora de uma realidade financeira, que nem as grande fabricas conseguem permanecer.
    Vamos ver se ainda esse ano o Rubinho disputa corridas com chances reais de vitórias.

    • Marco
      20/03/2010 às 11:27

      Grande Luiz Sergio !
      Você fala com muita precisão quanto aos poderosos motores de 8 cilindros da Cosworth , que venciam fácil fácil os de , até então ” poderosos ” motores de 12 cilindros das equipes adversárias .
      E outra grande verdade sua é quanto aquela época , ” … onde uma equipe podia comprar um motor , um chassi ou um carro inteiro , coisas simples que … ”
      Posto isso , e vamos nós aqui , fazer uma torcida não só para o Rubinho , como também para a Williams e a Cosworth (como novamente você fala ), para que esse trio já tradicional na categoria venha a ” disputar corridas com chances reais de vitórias .
      Valeu Luiz Sergio .

  4. Marco
    19/03/2010 às 23:52

    Grande KBK !
    Estou por aqui novamente , para tentar dizer algo dessa lenda viva do automobilismo mundial mais precisamente da F1 .
    Me criei vendo F1 desde 1965 com os motores Cosworth , me parece que estão desde 1963 , não tenho essa certeza .
    Mas o que sei , que o melhor piloto pra mim até hoje , Jim Clark , cruzou uma linha de chegada em primeiro lugar pela primeira vez no GP da Holanda em 1967 com este motor já com a parceria da Ford .
    Desde então , os motores desenvolvidos pela Cosworth Engineering , fundada por Mike COStin e Keith DuckWORTH , não pararam mais de vencer .
    Foram inúmeras vitórias na F1 , sendo até então a maior vitoriosa da categoria , obteve também grandioso sucesso nas 500 milhas de Indianápolis , inclusive equipando com sucessos e pódios os carros Ford de rali
    E hoje , está de volta equipando os times citados por você e , que logo , estará fazendo uma boa parceria de sucesso com a Williams .
    Abraços , e nunca é demais ouvir : sucesso !

  5. 19/03/2010 às 23:34

    Obrigado, amigo, por linkar seu blog no meu. Fiz o mesmo com o Fastest Lap no Motorizado. Sucesso no blog. O espaço traz posts interessantes e voltarei mais vezes por aqui! Aquele abraço!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s